Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Tributação para Transportadoras: quais as principais?

Compartilhe


Está em busca de uma empresa que seja especializada em tributação para transportadoras? Então você está no lugar certo, na Astec Contabilidade. Aqui, os profissionais mais dedicados e capacitados estarão sempre prontos para atender às demandas da sua empresa.

É importante que haja o entendimento, por parte de quem comanda uma transportadora, a necessidade de um contador atuando dentro da empresa para que todos os tributos fiquem em ordem e, o mais importante, em dia. 

Afinal, você sabe como calcular esses impostos? Quais são eles e como são os principais? Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre tributação para transportadoras.

Tributação para transportadoras: como calcular e quais os principais?

Importante deixar claro que quando se fala em tributação para transportadoras, alguns encargos são pagos anualmente e outros sempre que um serviço é realizado. 

Além disso, a alíquota de cada um varia de acordo com a esfera à qual pertence e conforme o regime tributário adotado pela empresa. Existem os tributos federais, os estaduais e os municipais. Vamos a eles:

Tributação para transportadoras de competência federal

Começamos por explicar sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, mais conhecido como CSLL, que deve ser pago por todas as pessoas jurídicas e tem como objetivo angariar fundos para a seguridade social.

Esse tipo de encargo é recolhido nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido e, se você quer saber mais sobre esses dois tipos de tributos, aqui no blog da Astec já preparamos conteúdos exclusivos sobre esses assuntos, veja a seguir:

 

Lucro Real: O que é, para quem serve e quais os benefícios?

Lucro Presumido: Conheça as vantagens

 

A segunda tributação para transportadoras que vamos explicar é o PIS, o Programa de Integração Social, que tem como base o faturamento mensal ou folha de pagamento da pessoa jurídica. Esse tributo é pago mensalmente até o 25º dia do mês subsequente e suas alíquotas variam em 0,65% (no Presumido) ou 1,65% (no Lucro Real), mas um contador saberá orientar tudo sobre este quesito dentro da sua transportadora.

A COFINS, que se trata da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é um tributo que tem incidência sobre a receita operacional mensal e precisa ser pago por qualquer Pessoa Jurídica, inclusive as micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional (está inclusa na alíquota única).

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de regime, aqui no Blog da Astec também tem tudo detalhado para você, basta clicar aqui e conferir. 

Ainda falando sobre tributação para transportadoras de nível federal, existe o IRPJ, ou Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, que é pago por todas as empresas. O cálculo desse tributo é um pouco mais complexo, tudo dependendo de como a sua empresa trabalha, inclusive para as atividade de transporte de passageiros. Para isso, é necessário conversar com um contador especializado que irá guiar a melhor forma e no melhor regime tributário. 

Tributos para transportadoras de competência estadual

Neste tópico vamos falar sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, bastante conhecido como ICMS que é pago sempre que o transporte de mercadorias é realizado. 

A alíquota pode variar de acordo com cada estado e sempre é calculado de acordo com o valor do produto ou do serviço prestado. 

Para saber exatamente qual o valor a ser pago pela sua transportadora, entre em contato com o contador da sua empresa.

 

Você também pode gostar de: Qual o melhor regime tributário para sua empresa?

Tributação para transportadoras de competência municipal

No âmbito municipal vamos especificar o ISS, que é o Imposto Sobre Serviços. O pagamento dessa tributação para transportadoras acontece quando há prestação de serviço dentro de um mesmo município, independentemente da cidade ou estado de onde a transportadora e contratante estão sediadas. O ISS sempre é pago ao município onde o serviço foi realizado, então varia de um para o outro.

Quais as vantagens de uma empresa de contabilidade para sua transportadora?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tributação para transportadoras, vale a pena entender a importância de ter ao seu lado um escritório de contabilidade eficiente. Você deve se perguntar sobre quais são as vantagens em contratar um serviço de contabilidade para transportadoras, abaixo listamos algumas:

  • Assessoria Fiscal e Tributária;
  • Folha de Pagamento e Departamento Pessoal;
  • Planejamento Tributário para sua empresa;
  • Controle de Fluxo de Caixa;
  • Redução de Custos;
  • Análise Tributária.

Onde encontrar contabilidade de transportadoras em Ribeirão Preto?

Buscar por serviço de contabilidade de transportadoras em Ribeirão Preto nunca esteve tão fácil. A Astec Contabilidade está no mercado há mais de quarenta anos e, desde 2006, possui o PQEC, Programa de Qualidade de Escritório Contábeis, oferecido pelo Sescon/SP a empresas contábeis que cumprem requisitos mínimos de treinamentos aos seus colaboradores e atende mais de 450 empresas, além de diversas participações em entidades sociais.

Se você quer encontrar mais detalhes sobre tributação para transportadoras e quer conversar melhor com um especialista sobre as questões da sua empresa, entre em contato conosco através do formulário abaixo ou do botão do WhatsApp ao lado.

Fale com a gente