A Importância do Planejamento Tributário para a sua Empresa

Compartilhe
A Importância do Planejamento Tributário para a sua Empresa

Você, empresário, já ouviu falar na importância do Planejamento Tributário para a sua Empresa? Já pensou em conseguir controlar os gastos com os impostos?

É muito importante ter um planejamento tributário para a sua empresa, pois essa é uma forma legal de reduzir a carga fiscal de impostos às pessoas jurídicas que pode diminuir as despesas de uma empresa.

O que é um planejamento tributário para empresas?

O planejamento tributário para a sua empresa é um estudo prévio que pode escolher a melhor tributação para a empresa. Em um planejamento, é possível levantar entre duas ou mais opções legais de custos de impostos, para que isso resulte em um menor custo tributário.

Aqui no blog da Astec, já preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse tema, explicando quais são as vantagens e como aplicar na sua empresa. Clique aqui para ler o nosso conteúdo.

Como fazer um planejamento tributário para a empresa?

Para realizar um bom planejamento tributário, é importante considerar o total de impostos e taxas na operação da empresa e, depois de analisar cada número individualmente, tornar essa redução de carga tributária realmente efetiva. Por exemplo, não adianta reduzir os valores a serem recolhidos dos IRPJ e CSLL sem verificar como isso afetará as operações acarretaram nos demais tributos, como PIS e COFINS.

É muito importante que todos os estudos do planejamento tributário da empresa estejam alinhados ao Planejamento Estratégico da empresa e considere o crescimento atual e futuro dos negócios, assim, quando ocorrer alguma mudança de tributação, toda a operação estará alinhada e preparada para as alterações.

Contratar um profissional para realizar o planejamento tributário para a sua empresa não é um gasto, mas sim um investimento, que irá gerar retorno a longo prazo.

FALE COM A GENTE AGORA!

Dicas para fazer um bom planejamento

Algumas dicas vão te ajudar a criar um planejamento tributário para sua empresa que seja eficiente. Por isso, alguns pontos precisam ser considerados, como por exemplo, conhecer o CNAE, o Código Nacional de Atividades Econômicas e definir em qual regime tributário estará a empresa; saber exatamente o NCM, que define toda a tributação que vai girar em torno dos produtos. É interessante ainda saber exatamente o local em que a empresa vai ser instalada e ter um plano de negócio bem constituído.

Outra dica é prestar atenção na sua folha de pagamento: você sabe qual é o valor exato dela? Este é um ponto que é variável e depende da sua atividade, por isso é importante prestar atenção. Uma das dicas mais importantes é acompanhar o balanço patrimonial, solicite ao seu contador os demonstrativos para que você possa estar sempre por dentro das contas patrimoniais.

Por isso, o profissional contábil apto para eleborar um Planejamento Tributário irá levar em consideração:

1) Faturamento médio do último exercício e a expectativa de vendas para o próximo ano;

2) Despesas Gerais da empresa mas principalmente com Folha de Pagamento, impactando diretamente no pagamento de INSS;

3) Atividades preponderantes da empresa: são determinantes na hora de definir o melhor regime tributário;

4) Produtos e serviços vendidos, também dizem muito sobre os tributos incidentes

5) Local em que a empresa será instalada: será que não há um incentivo fiscal em determinada localidade?

6) Por fim, sazonalidades, peculiaridades ou detalhes da sua atividade devem ser relatadas para seu contador também levar em consideração na hora a apuração dos tributos!

Todas essas dicas para que você consiga fazer um bom planejamento tributário para sua empresa podem ser conferidas no nosso canal do YouTube com mais detalhes e explicações.

Onde encontrar uma empresa especializada?

A Astec Contabilidade surgiu com o propósito de oferecer às empresas e a seus sócios soluções rápidas e simples em contabilidade, sem burocracias.

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou chame a gente no WhatsApp clicando no botão ao lado e tenha a melhor equipe para auxiliar o seu planejamento tributário.

Fale com uma empresa especialista agora mesmo!