Planejamento tributário: o que é, quais as vantagens e como aplicar na sua empresa?

Compartilhe
Planejamento tributário: o que é, quais as vantagens e como aplicar na sua empresa?

Planejamento tributário nada mais é do que uma forma lícita de reduzir a carga fiscal que é imposta àquelas pessoas consideradas jurídicas. Isso quer dizer que o planejamento tributário é um estudo que prevê à conscientização dos fatos geradores que, na grande maioria das vezes, escolhe entre a melhor tributação para a empresa.

Porque sua empresa deve ter um planejamento tributário?

Se você está pensando em fazer um planejamento tributário e agora já sabe o que é um, está na hora de descobrir o porquê sua empresa deve contar com um projeto desses. O aumento da carga tributária no Brasil nos últimos anos é um bom motivo para se organizar e começar a pensar nesta possibilidade.

Por conta deste aumento, é importante que as empresas estejam, cada vez mais, atentas aos custos tributários, buscando alternativas legais para que os resultados sejam satisfatórios. Além disso, se você tem um negócio, certamente pensa em obter lucro com ele e se quer ter como resultado um orçamento empresarial eficaz, é preciso começar a trabalhar no planejamento tributário, zelando pela situação financeira da sua empresa.

Definindo o planejamento tributário

Se você quer saber o que precisa ser implementado para otimizar a atividade empresarial, é importante definir muito bem, todas as etapas do plano e enumerar as variáveis que envolvem a vida administrativa, econômica e tributária do seu negócio. É importante considerar ainda os seguintes pontos:

  • Qual o histórico da empresa e permitir que sejam analisados se houve recolhimento indevido ou maior, se houve ação fiscal sobre fatos geradores decaídos e, se há crédito fiscal.
  • Expectativa de faturamento ou receita bruta;
  • Despesas operacionais;
  • Despesa com pessoal;
  • Margem de lucro.

Após reunir às informações necessárias o próximo passo é avaliar, junto com um contador de sua confiança, qual será o regime tributário mais indicado para sua empresa. Dependendo da atividade exercida o valor dos impostos pode variar e ajudar no planejamento para a redução dos tributos. Sua empresa pode estar inserida dentro de alguns desses regimes tributários: microempreendedor individual, o MEI; Simples Nacional; Lucro Presumido ou Lucro Real.

Dicas para fazer um bom planejamento

Algumas dias podem ajudar você a criar um planejamento tributário eficiente, por isso alguns pontos precisam ser levados em consideração, como por exemplo, conhecer o CNAE, o Código Nacional de Atividades Econômicas e definir em qual regime tributário estará a empresa; saber exatamente o NCM, que define toda a tributação que vai girar em torno dos produtos. É interessante ainda saber exatamente o local em que a empresa vai ser instalada e ter um plano de negócio bem constituído.

Outra dica bastante importante é prestar atenção na sua folha de pagamento, qual é o valor exato dela? Este é um ponto que pode variar bastante, dependendo da sua atividade, por isso é importante prestar atenção. Uma das dicas mais importantes é acompanhar o balanço patrimonial, solicite ao seu contador os demonstrativos para que você possa estar sempre por dentro das contas patrimoniais.

Todas essas dicas para que você consiga fazer um bom planejamento tributário podem ser conferidas no nosso canal do YouTube com mais detalhes e explicações.

Precisa criar um planejamento tributário? Fale com quem entende!

Ficou com alguma dúvida sobre planejamento tributário? Se você é empresário e quer ficar mais por dentro do que está acontecendo nas finanças do seu negócio, invista em um planejamento tributário e procure um contador de sua confiança.

A Astec Contabilidade pode ajudar você com este planejamento. Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do WhatsApp, nossos especialistas estão prontos para lhe atender.

Fale com escritório de contabilidade especialista em Planejamento Tributário