Conheça as vantagens do Lucro Presumido

Compartilhe

Você sabe o que é o Lucro Presumido? Conhece quais são as vantagens deste regime tributário?

Neste blogpost, a Astec Contabilidade vai mostrar para você quando você deve usar esse regime na sua empresa e quais são os seus benefícios.

O que é Lucro Presumido?

O Lucro Presumido, como já mencionamos acima, é um regime tributário.
Certamente, como empresário, você já deve ter ouvido falar sobre esse regime tributário e também sobre o Lucro Real, mas os dois não são a mesma coisa. A maior diferença entre os dois é a forma de como o imposto será cobrado, enquanto no
Lucro Presumido o imposto é calculado trimestralmente, no Lucro Real o imposto é calculado anualmente.

Quando devo utilizar o Lucro Presumido?

O Lucro Presumido é vantajoso para empresas que não possuem lucros variáveis. É recomendado que sejam feitas as contas, considerando as atividades regulares e também a sazonalidade da empresa.

Para entender realmente se a sua empresa deve usar o lucro presumido fale com uma empresa especializada no assunto como a Astec. Aqui temos uma equipe de profissionais que podem te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas.

Explicando melhor sobre a utilização do lucro presumido dentro da sua empresa, temos que falar sobre como o cálculo começa, que é considerando a atividades regulares e também a sazonalidade da empresa – dados como serviços gerais, corretagem, administração e similares devem ser avaliados – e a base aplicada deve ser de 32% sobre a receita bruta.

Com o sistema de Lucro Presumido, não é considerado de fato o quanto a empresa lucrou, mas sim um percentual fixo que facilitará a determinação. O Lucro Presumido costuma ser a melhor alternativa para empresas com lucro anual garantido superior aos percentuais estabelecidos pela Receita Federal.

Conheça as principais vantagens do Lucro Presumido

Assim como prometemos no início deste conteúdo, vamos listar abaixo algumas das principais vantagens do Lucro Presumido.

  • Os tributos serão recolhidos com uma frequência maior, trimestralmente;

  • A base de cálculo de cálculo para apuração do IRPJ e a CSLL é fixa, mesmo que o lucro real seja maior que o Lucro Presumido gerando economia de impostos para empresas que possuem margem de lucro maiores;

  • Os cumprimentos de obrigações acessórias para o fisco são menores;

  • As alíquotas de PIS e COFINS são inferiores às praticadas no lucro real;

  • Não possui tanta burocracia

Dicas para investir no Lucro Presumido

Agora vamos separar uma dica exclusiva para você saber se deve mesmo utilizar o lucro presumido na sua empresa. Em um dos nossos conteúdos aqui no blog, falamos sobre a importância do planejamento tributário e como ele pode te ajudar a identificar estratégias inteligentes para o seu negócio e é através deste planejamento que você saberá se o Lucro Presumido é vantajoso para a sua empresa ou não.

Onde encontrar uma empresa especializada em Lucro Presumido?

Se você leu este texto e mesmo assim precisa esclarecer mais algumas dúvidas sobre o Lucro Presumido, a Astec pode te ajudar!

Nós temos experiência com esse assunto e sabemos muito bem elaborar estratégias, fazer planejamentos e identificar qual é o melhor regime tributário para sua empresa.

Aqui na Astec Contabilidade, atendemos empresas de todos os cantos do Brasil e estamos preparados, com nosso time de especialistas, para oferecer nossos serviços para a sua empresa.

Você também pode ficar por dentro de todos os assuntos relacionados a tributos para sua empresa e outras dicas mais no nosso canal do YouTube e também ouvindo nossos podcasts. Sempre apresentamos conteúdos novos para você.

Não perca mais tempo, entre em contato com a gente preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Nossos profissionais estão esperando por você.