Como trocar de contador em Ribeirão Preto?

Compartilhe
Como trocar de contador em Ribeirão Preto?

Se você é empresário, certamente tem um contador para cuidar das finanças do seu negócio. Se isso está lhe preocupando e você quer saber como trocar de contador, neste blogpost a Astec Contabilidade explica tudo para você e mostra que esse processo é mais fácil do que se imagina.

Afinal, posso trocar de contador?

Está querendo trocar de contador em Ribeirão Preto? Saiba que isso pode acontecer a qualquer momento, afinal este profissional é de suma importância para a manutenção da regularidade fiscal do seu negócio.

É importante dizer ainda que é um direito seu, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, escolher o escritório contábil que atenderá sua empresa, principalmente se você não estiver satisfeito com o serviço que está sendo prestado atualmente.

O que fazer com o contador antigo?

Depois de saber que é possível trocar de contador, você pode se perguntar o que fazer com o antigo. Saiba que independente do que tenha motivado a substituição, é importante que tudo seja esclarecido com cautela, tomando os devidos cuidados e analisando bem o contrato que você tem com o contador atual para que nenhum dos lados saia prejudicado.

O que preciso fazer para trocar de contador?

Agora que você já sabe como trocar de contador, é preciso saber o que fazer para realizar essa troca, certo? É necessário formalizar o cancelamento dos serviços de contabilidade por e-mail ou carta registrada em correio.

Neste comunicado você deve inserir dados da empresa e a data do encerramento do contrato. Normalmente, o contador tem o prazo de até trinta dias para organizar toda a documentação de cadastro, contábil, fiscal e também pessoal para, posteriormente, devolver para sua empresa.

 

Quer trocar de contador? Clique Aqui

 

É recomendado ainda que, além de emitir esse comunicado, você falar com o antigo contador para que ele entregue um relatório de toda a situação corrente de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como eventuais parcelamentos, de dívidas que podem estar em andamento e que o novo escritório de contabilidade terá que continuar acompanhando.

Qual é a importância do contador para uma empresa?

Se você está querendo saber sobre como trocar de contador, certamente precisa entender qual a importância de um profissional da contabilidade dentro da sua empresa. O contador é uma figura obrigatória em todas as empresas, independente se está sendo representado por um escritório de contabilidade terceirizado ou um profissional que você tenha contratado exclusivamente para trabalhar na sua empresa.

Questionar-se sobre a importância deste profissional é bastante importante se você está querendo saber como trocar de contador, pois isso é fundamental para evitar dores de cabeça com o fisco, além de permitir que os gestores foquem nas estratégias necessárias para continuarem crescendo no seu ramo de atividade.

O que levar em consideração na hora de buscar por como trocar de contador?

Se você está trocando a contabilidade da sua empresa, é preciso ficar atento em alguns detalhes. Durante o processo de busca sobre como trocar de contador, algumas dicas do que levar em consideração, são: analisar a oferta de serviços de valor agregado para a gestão da sua empresa, como geração de relatórios e agilidade no fornecimento de dados; verificar se o escritório de contabilidade que você está buscando tem registro regular junto ao CRC do seu estado e é importante tomar cuidado ainda com propostas que são muito abaixo do preço de mercado.

Ainda sobre sua procura por como trocar de contador, é importante verificar quais canais de atendimento o escritório fornece, além de conhecer o processo de trânsito de informações e documentos que o escritório adota.

Em que etapa começa a responsabilidade do novo contador?

Agora que você já sabe todos os detalhes do processo sobre como trocar de contador, entenda em que ponto deste processo de substituição o novo contador começa a assumir as responsabilidades da sua empresa.

O escritório de contabilidade anterior deve emitir um documento de rescisão de contrato com a empresa contratante, eximindo-o de qualquer responsabilidade contábil sobre a empresa a partir da data da rescisão. É importante deixar esclarecido que todo erro que tenha sido cometido pelo contador anterior, durante o período em que esteve responsável pela empresa, continua sendo de sua inteira responsabilidade. A passagem de responsabilidade fica oficialmente expressa no termo de transferência de responsabilidade técnica.

 

Trocar de contador em Ribeirão Preto? Clique aqui

 

Quer saber como trocar de contador em Ribeirão Preto? Fale com quem entende!

Agora você já sabe como trocar de contador e que esse processo é bem fácil e sem muita burocracia. Então, busque por um contador de sua confiança e que lhe permita estar mais confortável.

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou através do nosso WhatsApp, a Astec Contabilidade tem equipe de profissionais preparada para atender você e sua empresa.

Fale com um especialista e veja como trocar de contador em Ribeirão Preto