Como Perder Menos Dinheiro em Época de Coronavirus

Compartilhe
Como Perder Menos Dinheiro em Época de Coronavirus

Neste momento crítico que estamos vivendo com a pandemia, é normal que você pense em como perder menos dinheiro em época de coronavírus. Por isso, preparamos algumas dicas que você pode seguir. Veja abaixo.

  1. Evite Cartão de Crédito: se não sabemos o que vai acontecer amanhã, imagina no mês que vem quando a fatura do cartão chegar. Prefira pagamentos à vista, como boletos ou cartão de débito. Não é hora de usar dinheiro por uma questão sanitária.
  2. Suspenda, imediatamente, gastos com supérfluos. Pegue seu relatório de despesas e “limpe-o”! Tenho certeza que tem muita despesa desnecessária. Isso vale para compras em supermercados e pedidos de comida delivery!

  3. Converse com seus funcionários. Tome atitudes que manterão a empresa aberta no futuro e sem prejuízos aos trabalhadores. Negocie férias coletivas ou individuais, banco de horas para ser compensadas no futuro e, até, novos contratos de trabalho, dentro da legalidade. Isso vale para os empregados domésticos. Haverá sacrifício de todos;

  4. Retire custos de clientes que não te pagam. Ora, se você mantém clientes inadimplentes na sua empresa, saiba que está “tirando dinheiro do bolso” para manter esse parceiro. Infelizmente, por uma questão de sobrevivência, você terá que conversar com ele e assumir que não tem como prosseguir com o trabalho...

  5. Renegocie as dívidas já! Não espere cair sua receita para começar a renegociar. Os bancos já estão se preparando para adiamento de parcelamentos de contratos de empréstimos e podem ser feitos através de home banking. E SUSPENDA O PAGEMENTO DE IMPOSTOS. Verifique com seu contador se o Governo está tomando alguma atitude de postergação de tributos.

  6. Em caso de inadimplência de suas contas, busque crédito mais barato. Todos estão se mobilizando para facilitar os pagamentos, mas se tiver algum fornecedor essencial dificultando as coisas, busque instituições financeiras com baixos juros. A taxa Selic caiu (e pode cair mais, momentaneamente) e os bancos repassarão a baixa dos juros;

  7. Não invista neste momento! Já deve ter escutado que “crise é oportunidade” – mas nem sempre. Investidor não gosta de incerteza e esse momento é totalmente incerto. Portanto, não abra novos negócios ou não faça investimentos maiores do que o necessário. Não sabemos quanto tempo isso irá perdurar;

  8. Tem dinheiro na bolsa de valores? Deixe-o lá! Escutei um termo muito bom: “não cristalize seu prejuízo”. Sim, já perdeu muito dinheiro, portanto, esqueça-o investido nas ações até que as coisas recuperem. Vender agora é, literalmente, realizar os prejuízos.

Estamos vivendo uma situação sem precedentes, portanto, não há o que se falar em arriscar. Utilize o tempo em quarentena para estudar, colocar as ideias no papel, planilhar, fazer o plano de negócios para que a execução ocorra quando as coisas acalmarem.

Até a próxima!

Danilo Campos

Escrito por:

Danilo Campos

Sócio e CEO
/danilocamposastec