10 práticas para aumentar a produtividade da sua empresa: Comece agora!

Compartilhe

Não é fácil encontrar práticas para aumentar a produtividade da sua empresa. Só quem possui um negócio sabe o quanto é difícil manter a produtividade dos funcionários o tempo todo, para que assim, os resultados da instituição não caiam. Na teoria, até parece fácil, mas, na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. Você quer descobrir práticas para aumentar a produtividade da sua empresa? Fique de olho neste conteúdo que nós preparamos para você.

Nem sempre o cenário mostra funcionários motivados e isso não necessariamente precisa ser culpa de alguém. Muitas vezes, há muita correria e trabalho a ser realizado, o que, automaticamente gera estresse e cansaço. Os dois, alinhados a mais problemas comuns em empresas, facilmente trazem um funcionário desmotivado como referência.   

                É possível modificar esta realidade? Utilizar algumas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa e, assim, melhorar os resultados? Sim, é possível. Mas, nem sempre o caminho é tão simples como se imagina ou os resultados aparecem rapidamente. Muito pelo contrário, costumam levar tempo para serem concretizados.

                A seguir, veremos algumas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa. Acompanhe.

Práticas para aumentar a produtividade da sua empresa: Vamos começar?

                Serão dez práticas que, se forem alinhadas, a sua realidade empresarial, mudarão as possibilidades de produtividade de seus funcionários. Pense neles como aliados, que permitirão o alcance dos resultados finais. 

Foque na comunicação interna

Existem algumas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa e uma delas é focar na comunicação interna. Os colaborados da empresa, em conjunto, são as pessoas que a fazem dar certo. E, a comunicação com eles e entre eles é fundamental para que tudo ocorra como é esperado. Lembre-se de sempre ser claro e objetivo quando solicitar qualquer coisa a sua equipe, pois assim, falhas na comunicação não serão mais um problema que precisará ser resolvido.

Esqueça práticas improdutivas

Algumas empresas, principalmente aquelas que mantem tradições mais conservadoras em seus processos, acabam se prendendo a metodologias e práticas que no lugar de auxiliarem, apenas atrasam a produtividade. Já passou da hora de esta improdutividade receber um basta e novas possibilidades serem colocadas em prática.

Valorize os seus profissionais

Com certeza, uma das práticas para aumentar a produtividade da sua empresa é valorizar os profissionais que trabalham com você. Estabeleça metas para a sua equipe e bonificações, como promoções, por exemplo, para quem cumpri-las. Você é o maior motivador de seus funcionários e precisa, de uma vez por todas, entender que são pequenas práticas que fazem a diferença.  Incentive o seu grupo a, cada vez mais, buscar fazer um trabalho mais completo e bem feito.

Invista em tecnologia e suporte

Se você deseja aumentar a produtividade do seu negócio, não adianta continuar disponibilizando computadores ultrapassados, que travam o tempo todo ou uma internet que costuma não colaborar. Invista em tecnologia e proporcione a sua equipe melhores possibilidades neste sentido. Assim, a consequência será um trabalho rápido, preciso e um funcionário satisfeito. Com certeza, essa é uma das práticas para aumentar a produtividade da sua empresa, que vão surtir efeito.

Tente reduzir ao máximo as distrações

Sim, seus funcionários precisam da internet como meio de trabalho. E, se eles souberem utilizar do modo certo, sem prejudicar o rendimento, não há porque se preocupar com o bloqueio de determinados sites, como redes sociais, por exemplo. Agora, se isso estiver atrapalhando de alguma forma sua produtividade, o momento de se preocupar e colocar em prática algumas possibilidades como a de bloquear ou fiscalizar os acessos é este. Antes disso, uma conversa com a sua equipe pode ser feita e estas questões explanadas. Mais uma vez, a clareza e transparência se fazem necessárias.

Valorize e ofereça possibilidades de qualificação

Reunir práticas para aumentar a produtividade da sua empresa é uma excelente ideia, mas é importante valorizar e oferecer novas possibilidades de qualificação. Mostre aos seus funcionários que você valoriza muito a qualificação que eles possuem, e que, quanto mais se esforçarem para consegui-la, mais chances terão de alcançar espaços cada vez maiores quando o assunto são cargos e promoções na sua empresa.  Treinamentos disponíveis para todos os funcionários, por áreas de atuação, são sempre bem-vindos. Uma ajuda de custo, para cursos realizados fora do ambiente de trabalho, também é fundamental.

Sempre defina metas e objetivos e as alinhe com sua equipe

Ter metas e objetivos já se tornou uma prática necessária há bastante tempo, por isso é uma das mais importantes práticas para aumentar a produtividade da sua empresa. Sim, a maioria dos responsáveis pelas empresas as possui e a partir disso, focam o seu trabalho. Mas, os seus funcionários sabem o que você espera deles? Imaginam quantas metas cumpridas são esperadas? Deixe isso muito claro. Se for necessário, uma prática que dá muito certo são reuniões curtas para discussão destas metas e objetivos, que podem acontecer semanalmente ou mensalmente. É como se você dividisse com eles as suas expectativas e não apenas cobrasse deles o resultado por elas. 

Deixe claro o papel e a responsabilidade de cada um

Seus funcionários reclamam com frequência de acúmulo de trabalho, mas há uma pessoa contratada para cada necessidade. Já parou para pensar que há algo errado nessa história? É preciso que cada um, entenda exatamente qual é a sua função e como ela deve ser colocada em prática. Cada um tem as suas responsabilidades e deve cumpri-las. Para isso, a divisão de tarefas, feita da forma certa, evitará problemas quanto à falta de produtividade. 

Proporcione um ambiente de trabalho organizado e humanizado

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente em que não se sente bem. Então, antes de tomar decisões sobre o andamento da empresa, esse tópico precisa estar incluso nas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa. Portanto, permita que a sua equipe cumpra as suas responsabilidades em um espaço organizado, saudável, humanizado, em que a equipe gestora se preocupe com os seus funcionários e com as condições que eles terão de trabalho.

Revise práticas e melhore a gestão do tempo

Problemas só são encontrados quando há uma análise de todo o processo que vem acontecendo. A partir do momento que práticas são repensadas, discutidas, melhoradas, a empresa ganha em tempo, que não passará mais a ser desperdiçado com ações improdutivas. Revise-as e transforme tempo improdutivo em produtividade.

Quais dessas práticas para aumentar a produtividade da sua empresa já eram realizadas? Com certeza algumas delas já tinham sido pensadas por você. Agora, mais do que nunca, é a hora de fazer um planejamento e repensar em sua equipe, de forma a mostrar a ela, que a sua motivação é preocupação sua também e não só a produtividade do seu negócio.

Isso porque, uma equipe motivada, automaticamente produz, dá o seu melhor para a sua empresa. Comece agora, esqueça aquela ideia de depois pensar no que será feito.

Gostou desde conteúdo?

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de todas as nossas postagens!