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Valuation: você sabe quanto vale sua empresa? Descubra a importância!

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O Valuation indica o real valor da sua empresa e pode ser essencial para algumas ações. Descubra agora a importância e com o que se preocupar para este cálculo!

Se isso ainda não ocorreu, em algum momento você pode se deparar com a necessidade de incluir um(a) sócio(a) em sua empresa, vender cotas e até vendê-la integralmente.

Sabia que para tudo isso é essencial saber qual o Valuation, ou seja, o real valor do seu negócio?

Então, acompanhe agora este conteúdo e descubra a importância desse indicador e com quais fatores se preocupar para melhor o resultado da sua avaliação!

O que é Valuation?

Primeiramente, você precisa entender o significado dessa avaliação: Valuation é um termo em inglês que significa “avaliação de empresas” ou “valoração de empresas”. Geralmente é feito por economistas ou especialistas em finanças, com amplo entendimento de contabilidade.

Dito isso, um negócio vale o quanto ele ainda pode crescer! Muitas pessoas acreditam que basta avaliar o capital social e o patrimônio líquido dentro do seu balanço para avaliar a empresa, o que é um mito!

Além desse aspecto, alguns outros indicadores contemplados pelo Valuation, juntos, poderão projetar o real valor da sua empresa: quanto ela vale e quanto valerá no futuro. 

Dessa forma, não se trata de um cálculo simples pois envolve muitas questões objetivas (matemáticas e numéricas) e muitas questões subjetivas. Vamos analisar as principais delas a seguir.

O que você precisa se preocupar sobre o Valuation?

Podemos notar que empresários (as) e empreendedores (as) se preocupam muito com o Valuation para aportes financeiros e até mesmo para a venda das empresas.

Mas, quais quesitos mais precisam de atenção para essa avaliação? A seguir, listamos os principais e como você deve se atentar a cada um deles. Confira!

  1. Rentabilidade e faturamento

    Para o Valuation da sua empresa se preocupe com a rentabilidade, o faturamento dela. Vale, inclusive, uma olhada em nosso conteúdo que diferencia bem alguns desses conceitos: faturamento, receita e lucro.

    Assim, analise como está o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE). Caso sofra sucessivos prejuízos, isso vai interferir no Ebitda (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), um importante indicador que contempla a quantidade de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades principais, sem contar a rentabilidade de investimentos ou descontos de impostos.

    Por isso, a dica é prestar muita atenção a esses resultados, e até encontrar formas de como aumentar seu faturamento, para não correr o risco de perder valor de mercado e diminuir seu Valuation!

  2. Índices de Liquidez no Valuation

    É importante se preocupar com os índices econômicos e financeiros de forma geral. Mas, quando falamos em Valuation, dê atenção principalmente aos índices de liquidez, ou seja,  o que você, empresário(a), tem em sua empresa para honrar suas dívidas. 

    Também temos o índice de liquidez corrente, que é sobre o pagamento das dívidas a curto prazo; ou índice de liquidez seco, que não contempla seu estoque. São vários a serem levados em consideração, assim como endividamento que é a relação do seu passivo com seu ativo.

    Por fim, além da importância para o próprio Valuation, essa dica vale principalmente para empresas que participam de licitações, pois são indicadores essenciais para se ganhar uma concorrência licitatória.


  3.  Como está o seu cadastro de clientes?

    Entrando nos quesitos mais subjetivos relacionados ao Valuation, avalie como está o seu cadastro ou o alcance de clientes da sua empresa? São clientes recorrentes ou esporádicos?

    Saiba que isso também faz parte do Valuation, já que está diretamente relacionado à previsão de faturamento da sua empresa!

    Se você tem uma clientela recorrente, com certeza seu Valuation será melhorado, porque é possível fazer uma projeção para trazer a valor presente do caixa da empresa. Afinal, quanto ela venderá e quanto sobrará de caixa.


  4. Como está seu imobilizado para o Valuation?

    Finalizando com um indicador muito comum e muito importante, nosso último tópico é: como está seu imobilizado? Você conta com uma tabela ou lista de imobilizados, contemplada na sua contabilidade?

    Por exemplo, maquinários, computadores, móveis e utensílios são imobilizados. Com certeza, eles sofrerão uma depreciação, o que pode ocorrer por meros fatores fiscais, mas, ainda assim, seus bens existem e têm um valor de mercado.

    Então, não necessariamente você está com esse patrimônio zerado. Leve em consideração todo o seu patrimônio e sua vida útil.

    Portanto, não despreze nenhuma conta do seu balanço já que o Valuation contemplará todas as contas de ativo, seu endividamento no passivo, assim como o estado do seu patrimônio líquido.

Fique atento (a) sobre seu Valuation!

Para concluir, fique atento (a) a todas as contas do seu balanço, que sempre é uma ferramenta muito importante e, consequentemente, o seu demonstrativo de resultados do exercício.

Dessa maneira, tenha o controle da sua empresa, das contas patrimoniais, pois quando for necessário investir num cálculo de Valuation, você não terá surpresas. Ou seja, não terá qualquer transtorno ou risco de fazer uma má negociação sabendo que sua empresa poderia valer muito mais.

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E para ter acesso ao vídeo explicativo deste tema, confira abaixo! As ideias são trazidas pelo nosso especialista em Gestão de Empresas e CEO da Astec Contabilidade, Danilo Campos. Até a próxima!