Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Diferença entre Faturamento, Receita e Lucro

Compartilhe

Você, empresário, já sabe a diferença entre faturamento, receita e lucro? Geralmente isso gera confusão, mas na verdade são explicações bem simples e de fácil compreensão. Por isso, a Astec Contabilidade preparou este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre faturamento, receita e lucro. 

Começando pelo faturamento. Esta palavra é muito utilizada no mercado, dentro das empresas e certamente você já escutou alguém falar que em um determinado mês, o negócio teve faturamento alto ou baixo. Pois é, este termo é bastante popular. 

Faturamento nada mais é que a soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos ou serviços, dentro da empresa, em um determinado período.

No entanto, dentro do âmbito da contabilidade, utiliza-se bastante o termo receita operacional bruta. 

O que isso quer dizer?

Significa que está tratando apenas das vendas brutas, ou seja, antes de deduzir impostos e devoluções de mercadorias, por exemplo. Depois disso, tem-se a Receita Operacional Liquida. Então, o termo técnico é Receita Operacional, ou seja, tudo que a empresa ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras entre outras coisas. 

O termo faturamento, só pra lembrar, não está errado, mas é informal e é algo que não está dentro dos parâmetros formais da contabilidade.

No mais, é importante lembrar que existem outros tipos de receitas, além da operacional. Quer saber mais sobre isso e ver quais são esses outros tipos? Clique aqui e veja este vídeo feito pelo CEO da Astec Contabilidade que esclarece todos esses pontos. 

E o lucro?

Para continuar entendendo a diferença entre faturamento, receita e lucro, agora que você já viu um pouco sobre os dois primeiros tópicos, chegou o momento de falar do Lucro. 

Este termo trata-se de um resultado positivo de uma transação comercial após a subtração dos valores correspondentes a custos e despesas, podendo ser bruto ou líquido. 

Um detalhe que precisa ser considerado e que gera dúvida sobre o lucro é que tê-lo, na empresa, não quer dizer que exista dinheiro em caixa pois têm despesas que são lançadas no demonstrativo de resultados que vão abater da sua receita operacional e que não necessariamente terá entrada de dinheiro no caixa. 

Faturamento e receita são a mesma coisa?

Muitas pessoas podem se perguntar ainda se faturamento e receita são a mesma coisa. É importante deixar claro que não. O faturamento pode considerar uma previsão dos valores que futuramente serão transformados em receita. Já quando se fala em receita, quer dizer o total de vendas num determinado período e que será levado a tributação.

Então, se na sua busca pela diferença entre faturamento, receita e lucro, surgiu a dúvida se algumas dessas palavras querem dizer a mesma coisa, lembrem-se que não. Todas caminham juntas, estão fazendo parte da rotina financeira de uma empresa, mas não possuem o mesmo significado. 

Onde entra o Demonstrativo do Resultado do Exercício nesta questão?

Entender a diferença entre faturamento, receita e lucro é simples, mas nada será possível se a sua empresa não tiver um DRE, ou seja, o Demonstrativo do Resultado do Exercício. Considere que a melhor maneira de entender os valores de receita e lucro dentro de um negócio é com o DRE, que nada mais é que uma ferramenta contábil responsável por resumir os resultados operacionais e não operacionais de uma empresa (lucro ou prejuízo).

Esse DRE pode ser feito por um período estipulado, mensalmente, quinzenalmente, trimestralmente, por exemplo, e para montar um DRE eficaz e que tenha todas as informações necessárias, os dados de receita, tanto bruta como líquida, custos de mercadoria, despesas administrativas, de vendas e financeira e dados fiscais, como impostos precisam estar discriminados no relatório.

Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa?

Se você está neste conteúdo e chegou até aqui com o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre faturamento, receita e lucro, você precisa entender também como está a saúde financeira da sua empresa, pois é através desse dado que você saberá como tomar os próximos passos.

Mas, atente-se, pois, conhecer bem a saúde financeira de uma empresa depende de um time de profissionais competente, que atue dentro das finanças, como um contador, por exemplo. 

Será o contador o responsável por essa informação tão valiosa e ele terá muitas formas de avaliar a situação econômica e financeira do seu negócio, tudo a depender da rotina e da estratégia que a empresa utiliza. Sendo assim, também será importante a presença deste profissional dentro da empresa para que seja entendida a diferença entre faturamento, receita e lucro.

 

Leia mais: Como fazer uma análise da saúde financeira da sua empresa?

Fale com quem entende!

Ainda tem dúvida sobre a diferença entre faturamento, receita e lucro? Precisa de uma ajuda profissional? Sua empresa necessita de uma consultoria eficiente e de profissionais qualificados? 

Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e fale agora mesmo com o time de especialistas da Astec Contabilidade.

A Astec tem mais de 45 anos e tem know-how no mercado da contabilidade para empresas. Não perca mais tempo, fale com quem entende agora mesmo!