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Seja um bom líder: 6 principais características para se destacar

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Ser líder é muito mais do que estar num patamar de comando na empresa, certo? Confira agora 6 dicas infalíveis da Astec Contabilidade para se destacar!

Você já parou alguns minutos para questionar como tem sido sua postura enquanto líder dentro da sua empresa e, principalmente, diante da sua equipe?

Pois saiba que, além da responsabilidade de conduzir um grupo ou a empresa como um todo, como é o caso do CEO, que já explicamos por aqui, um (a) líder precisa contar com algumas características que podem ter total relevância para sua função.

Ficou curioso (a) para saber quais características são essas? Então siga em nosso conteúdo para descobri-las e colocá-las em prática! Acompanhe.

O que é ser líder?

Primeiramente, é muito importante trazermos uma definição: afinal, o que é ser líder e qual o seu papel?

Assim, podemos dizer que ocupar este cargo traz a responsabilidade da gestão de pessoas e mais: coordenação de equipes, organização de atividades, promoção de campanhas e motivação das pessoas.

Dito isso, para se ter ideia, uma pesquisa aponta que funcionários desmotivados podem ser 125% menos produtivos, dado este diretamente relacionado ao papel da liderança!

6 características de um (a) líder

Agora que você já sabe qual o papel de uma liderança dentro da empresa, chegou o momento de descobrir: afinal, quais características um (a) bom (a) líder deve ter?

  1. Tenha visão clara de propósito

Em primeiro lugar, é muito importante dizer: não existe liderança onde há dúvidas sobre o intuito que essa liderança tem, ou para onde o (a) líder quer levar seus (suas) colaboradores (as).

Ou seja, você não deve dar qualquer espaço para titubear. Saiba vender a ideia aos (às) seus (suas) colaboradores (as), deixar claro para que lado quer ir.

Um (a) líder pode estar abaixo do (a) CEO ou presidente da empresa, mas também deve vender um propósito aos (às) seus (suas) liderados (as).

  2. Tenha confiança, segurança e integridade de um (a) líder 

Além de um propósito bem definido, o retorno que você recebe da sua equipe também vale muito: colaboradores (as), clientes e outras pessoas ao redor precisam enxergar qualidades em você.

Dessa forma, é preciso que as pessoas te vejam como um (a) líder que passa confiança, segurança e integridade em sua qualificação técnica e na comunicação.

Portanto, não deve haver “meias palavras”, situações mal faladas. Deixe tudo muito claro, de forma simples e direta, e contando com muita técnica e estudo antes de se comunicar.

3. Desafie sua equipe

Existe uma máxima sobre preferir ter ao redor pessoas muito melhores do que si mesmo (a). Pessoas que superem suas lideranças em capacidade técnica e pretensões dentro da empresa.

Dessa maneira, a dica é: torne sua equipe boa, não deixe de compartilhar conhecimento. Desafie as pessoas a serem muito melhores que você, pois elas podem levar sua empresa a lugares que nem você mesmo (a) conseguiria.

Isso quer dizer que um (a) bom (a) líder não esconde conhecimento, mas sim, compartilha. Leve esse olhar para a sua liderança e seja visto (a) como alguém que dá oportunidades.

4. Dê seu exemplo enquanto líder

Para além de falar, é muito importante ser capaz de demonstrar com atitudes, e isso também se aplica à postura de um (a) bom (a) líder.

Além disso, é preciso considerar todo o contexto que vivemos. Já não basta dar um bom exemplo somente dentro da empresa: um (a) líder também deve dar exemplo em outros espaços, como é o caso das redes sociais.

Dessa forma, com certeza não soará da melhor forma ter atitudes na vida pessoal que não corroborem com suas atitudes dentro da empresa e com o perfil da empresa que você atua. Suas atitudes são indissociáveis!

5.Tenha resiliência

É impossível falar em liderança sem relacionar à resiliência. Como líder, você sempre absorverá todas as questões e problemas do seu setor responsável e de seus (suas) liderados (as).

Com certeza é um dever do (a) líder sempre delegar responsabilidades, mas você não deixará de absorver problemas relacionados à sua equipe. Todos os dias haverá situações que precisam ser superadas.

6. Forneça feedbacks

Não adianta ser um (a) líder sem dar feedbacks aos (às) seus (suas) colaboradores (as). Tudo o que a equipe mais quer é receber retornos sobre o que está praticando na empresa, como está trabalhando.

Pode até parecer clichê, mas às vezes tudo o que o (a) colaborador (a) precisa é de um acolhimento, e isso inclui feedbacks positivos ou negativos. É importante que o (a) colaborador (a) saiba que está sendo visto (a), lembrado (a), que importa para a empresa.

Ser um (a) bom (a) líder é não deixar seus (suas) colaboradores (as) de lado. Também acolhe, também dá feedbacks, e ajuda no âmbito pessoal do (a) colaborador (a).

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Agora que você já teve acesso a essa lista cheia de ideias e características fundamentais para exercer seu trabalho enquanto líder, garanta mais dicas valiosas como esta. Fale com a Astec Contabilidade!

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E se você quiser ter acesso ao vídeo explicativo sobre o tema, confira abaixo! As ideias são trazidas pelo nosso especialista em Gestão de Empresas e CEO da Astec Contabilidade, Danilo Campos.