Margem de contribuição: o que é e por que utilizar na sua empresa?
No blogpost anterior, apresentamos os detalhes sobre markup. Desta vez, a Astec Contabilidade preparou conteúdo para explicar a você o que é a margem de contribuição, indicador fundamental para você ter certeza que o seu negócio está no caminho certo.
Falando de forma objetiva, margem de contribuição nada mais é do que um indicador econômico-financeiro que tem a capacidade de apontar se a receita da sua empresa é suficiente para pagar, não somente os custos, mas as despesas fixas, deixando no final, um lucro.
A margem de contribuição, explicando mais profundamente, é a sobra da receita adquirida com as vendas dos produtos e serviços para pagar todos os custos fixos. O lucro, no entanto, vem após a quitação desses custos e das despesas variáveis como impostos, matérias-primas, fornecedores, salário dos funcionários, por exemplo.
Como fazer o cálculo da margem de contribuição?
Se você tem uma empresa, no entanto, certamente já ouviu falar em margem de contribuição e, mesmo sabendo o que é e como essa ferramenta é importante para sua empresa, uma das principais dúvidas deve ser como calcular a margem de contribuição.
Entretanto, fica imprescindível entender um pouco mais sobre este utilitário que também é conhecido como ganho bruto. Além disso, a margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto ou serviço irá contribuir para sua empresa conseguir cobrir todos os seus custos e despesas e ganhar lucro no final de tudo.
Para encontrar o indicador da margem de contribuição, basta seguir a fórmula composta por três valores:
PV = Preço de Venda
CV = Custo Variável
DV = Despesa Variável
Com esses três valores bem organizados, a fórmula a ser seguida é:
MC = PV – (CV+DV)
O resultado, no entanto, será um valor monetário. Se você preferir o percentual da margem de contribuição, o correto é fazer a divisão do resultado pelo preço de venda do produto, multiplicando, em seguida, por 100.
Mas, se seu objetivo for calcular a margem de contribuição total, a aplicação deve ser o percentual final sobre a receita total das vendas do produto em questão.
No entanto, para que o cálculo da margem de contribuição seja feito corretamente e você tenha número precisos sobre o andamento da sua empresa, é importante que a diferença entre custos e despesas sejam bem esclarecidos.
Custos
Para que o entendimento seja fácil, custos são aqueles valores referentes às necessidades da manufatura e desenvolvimento do produto que está sendo oferecido pela empresa.
Despesas
Agora, quando se fala em despesa, a relação está mais precisamente ligada aos gastos que não vão impactar os produtos de forma direta. Para que não haja essa confusão é extremamente importante que ambos sejam classificados em seus devidos lugares, assim o cálculo da margem de contribuição sairá corretamente.
Por que você deve preocupar-se com a margem de contribuição?
Se seu objetivo for ter um negócio lucrativo, está aí a primeira resposta do motivo pelo qual você deve ter uma preocupação com a margem de contribuição. Outro motivo é que com esta ferramenta você tem métricas objetivas que pode ser avaliada todos os meses, o que deixa você sempre por dentro da saúde financeira da sua empresa, com relatórios precisos e a possibilidade de analisar períodos e entender qual estratégia deve ser mantida e qual precisa ser atualizada ou, até mesmo, modificada.
Margem de contribuição e estratégias
Se a margem de contribuição é benéfica para a saúde financeira da sua empresa, certamente ela ajuda na análise de estratégias, como mencionado acima. Mas, até que ponto esta ferramenta interfere no planejamento estratégico da sua empresa? A importância de calcular a margem de contribuição é tamanha que o fato de você parar ou continuar com a produção, manter ou retirar um produto do mix e, até mesmo abrir ou fechar uma filial são decisões tomadas a partir do resultado da margem de contribuição.
Abaixo, alguns benefícios da margem de contribuição para as estratégias da sua empresa:
- Identificação do volume mínimo necessário de vendas para pagar as despesas;
- Elaboração de tabelas de preços, inclusive até com novos descontos em função das vendas;
- Lançamento de campanhas promocionais de vendas;
- Mensuração do impacto dessas campanhas;
- Análise aprofundada da concorrência;
Margem de contribuição: sua empresa no topo
Com fórmula simples, a margem de contribuição representa uma análise poderosa e uma tomada de decisões importante para o planejamento estratégico da sua empresa. Com este resultado nas mãos, você consegue refletir melhorias e novos posicionamentos, revalidar preços de venda, além de compreender como a empresa está evoluindo e conseguindo, cada vez mais, gerar lucro.
Fale com quem entende!
Está procurando um escritório de contabilidade para lhe ajudar em seu negócio? A Astec Contabilidade possui equipe de profissionais altamente qualificada para atender diversas demandas da sua empresa, principalmente quando o assunto é margem de contribuição.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa ferramenta fundamental para sua empresa, está a um passo de melhorar ainda mais a saúde financeira do seu negócio. Preencha nosso formulário ou contate-nos no nosso WhatsApp. Nossa equipe está esperando por você.
Fale com empresa especialista em margem de contribuição
Posts Relacionados
-
Ganho de Capital sobre Veículos: A Astec pode te ajudar
-
Não cometa esses 3 erros na sua gestão financeira em 2021
Controlar e ter um bom planejamento financeiro para a sua empresa é primordial para não errar e continuar de pé por u...
-
O que devo fazer após abrir uma empresa em Ribeirão Preto?
-
O que é CAC e LTV? Confira tudo o que você precisa saber
Digite o que você procura