Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Erros comuns no empreendedorismo: para não cometer mais!

Compartilhe

Você é empreendedor (a) e busca por melhores resultados? Neste conteúdo a Astec Contabilidade aponta erros comuns no empreendedorismo que podem estar te impedindo de crescer!

Se você não é um (a) empreendedor (a) brasileiro (a), as chances de estar entre as pessoas que querem se tornar é alta! Isso se intensificou no país principalmente em função da pandemia.

Mas, junto ao desejo de investir em novos projetos, problemas causados por erros comuns no empreendedorismo podem surgir.

Por isso, aqui nós listamos quais são os principais e, claro, oferecemos dicas valiosas para você ir na contramão deles e fazer seu negócio decolar. Confira!

Empreendedorismo no Brasil

Antes de conhecermos quais são os erros comuns no empreendedorismo, que tal um panorama sobre o nosso país?

Pois saiba que o cenário envolvendo pandemia e desemprego é responsável por +75% na taxa de empreendedorismo, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020.

Sendo assim, a estimativa é de que pelo menos 50 milhões de pessoas no Brasil ainda querem abrir seu próprio negócio.

Mas e para quem já empreende e, especialmente, está começando a empreender? As dificuldades podem ocorrer por diversos fatores, mas a seguir você descobre formas de passar por algumas delas!

Quais são os erros comuns no empreendedorismo?

Como vimos, o Brasil está entre os protagonistas quando o assunto é empreender.

Agora é o momento de você ser protagonista do sucesso do seu negócio descobrindo erros comuns do empreendedorismo para não cometer mais.

  1. Plano de negócios mal feito

O primeiro erro está diretamente relacionado ao “boom” de empreendedorismo vivido pelo Brasil: muitas pessoas com desejo e, principalmente, necessidade de empreender; mas com pouco ou nenhum conhecimento empresarial.

De forma geral, apesar do passo essencial da realização de um plano de negócios, a falta de conhecimento leva a um plano errôneo, que não está de acordo com a realidade do mercado.

Assim, a dica é: coloque no papel valores reais, o custo do seu produto ou serviço, e considere que nem sempre haverá uma margem de lucro tão alta quanto você espera!

Portanto, trabalhe com cautela e objetivos possíveis, e você conseguirá se livrar de um dos grandes erros comuns do empreendedorismo.

2.Não buscar ajuda

Você faz parte do perfil empreendedor que entende muito do assunto e sabe exatamente como caminhar em sua área de atuação? Cuidado: você pode estar cometendo o erro de não buscar ajuda!

Isso porque é fundamental contar com áreas ligadas ao Direito, como legislação empresarial ou tributária; e ainda conhecimentos contábeis.

Então, a dica para este que está entre os erros comuns do empreendedorismo é: busque ajuda de outras áreas, conte com bons profissionais!

3. Não focar no que você é bom (boa)

Pegando um gancho com o tópico anterior, sobre não aceitar ajuda de áreas diferentes da sua, outro entre os erros comuns do empreendedorismo é o oposto: quando o (a) empreendedor (a) não foca no que mais tem habilidade.

Ou seja, se você tem aptidão para uma área, leve ao seu negócio a execução do que você sabe fazer.

Já para as demais áreas, a dica é manter-se na posição de gestor (a), designando a execução às pessoas com capacidade técnica para cada uma das funções.

4. Manter custos desnecessário

Como mais um dos erros comuns do empreendedorismo, sem dúvidas precisamos citar os custos desnecessários para o seu negócio.

Pois, para muitas pessoas, reduzir custos da empresa e até na vida pessoal pode ser um desafio, mas é preciso muita atenção também a este ponto.

Dessa forma, analise cada um dos possíveis pequenos gastos desnecessários: tarifas bancárias, sistemas, fornecedores, etc.

5.Não reinvestir seus lucro

A quinta e última dica, também entre os erros comuns do empreendedorismo, está em não reinvestir seus lucros no próprio negócio!

Se você tem objetivos para a sua empresa e esse patamar ainda não foi atingido, uma das melhores maneiras de buscá-lo é reinvestindo seus lucros.

Portanto, utilize essa estratégia com foco em preços melhores, vantagens com parceiros e, ainda, fôlego para melhores contratações e treinamentos de pessoas.

Quer saber mais? Fale com a Astec!

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre os erros comuns do empreendedorismo e outros assuntos relacionados ao seu negócio, fale com a Astec Contabilidade!

Somos impulsionados pelo propósito de oferecer às empresas soluções simples e rápidas, praticando uma contabilidade especializada no seu negócio!

Por isso, estamos prontos para entregar o que você precisa. Fale conosco preenchendo o formulário abaixo ou pelo WhatsApp, por meio do botão ao lado.

E para ter acesso ao vídeo explicativo sobre o assunto, confira abaixo, nas palavras do especialista em Gestão de Empresas e CEO da Astec Contabilidade, Danilo Campos.