Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

As consequências da falta de capital de giro

Compartilhe

Hoje, nós da ASTEC Contabilidade, viemos aqui falar com você empresário sobre a importância do capital de giro e da saúde financeira da sua empresa.

Boa parte das empresas fecham até quatro anos após sua fundação, diz pesquisa da Sebrae/SP, mas a grande pergunta é: o que você pode fazer para evitar esse fim, leia até o fim para entender melhor com sete dicas exclusivas e uma dica extra!

O que é fluxo de caixa?

Para entender o capital de giro é importante entender o que é o fluxo de caixa primeiro. O fluxo de caixa é um demonstrativo contábil que leva em consideração todas as movimentações financeiras da empresa, todas as entradas e saídas de dinheiro.

O que é capital de giro?

O Capital de giro é um dos ativos da empresa, ele serve para arcar com os custos e despesas fixas e variáveis da empresa. São os recursos financeiros que se encontram em estoque, investimentos líquidos, valores em contas bancárias e pagamentos a receber.

Tudo aquilo que pode ser facilmente convertido para o cumprimento das obrigações negociais e para a manutenção do bom funcionamento da empresa.

Como evitar a falência devido à falta de capital de giro e Fluxo de capital?

Aqui estão sete dicas exclusivas para que você possa de forma prática preservar a saúde do financeiro de sua empresa.

  1. É um demonstrativo que deve ser iniciado desde o começo das atividades da empresa e deve ser acompanhado do plano de negócios - não há planejamento sem fluxo de caixa.
  2. O Fluxo de caixa é de suma importância principalmente para o comércio, para definir prazos de pagamento de fornecedores e prazos concedidos aos clientes.
  3. Com o fluxo de caixa organizado, definiremos a real necessidade presente e futura de capital de giro.
  4. Capital de giro nada mais é do que a necessidade financeira para a empresa pagar suas contas.
  5. Cuidado com o “desencaixe financeiro” - prazo de recebimento maior do que de pagamento.
  6. Falhas cometidas: novos empresários desprezam em seus planos de negócio um capital de giro mínimo para aguardar que a própria atividade da empresa seja sustentável.
  7. Toda empresa tem um prazo de maturação, variando de acordo com a atividade.

BPO!

A Terceirização de processos de negócios, também chamada de BPO (Business Process Outsourcing), trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa. Ou seja, que não fazem parte da função/atividade desenvolvida na empresa. Contrate especialistas da área!

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes sobre “Falta de capital de giro pode levar empresa à falência”, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com a gente!