Pesquisa de mercado o que é, por que fazer e quais são os tipos

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Já pensou em fazer uma pesquisa de mercado e entender melhor o seu negócio? Sabe o quão essa estratégia é importante? Fique com a gente, que neste conteúdo vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre este assunto. Vamos lá?

O que é uma pesquisa de mercado? Pesquisa de mercado

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado nada mais é que uma ferramenta que permite o planejamento, a coleta e análise de dados que estão diretamente relacionados ao seu negócio. Como o próprio nome já diz, a pesquisa de mercado é você ter o objetivo de adquirir conhecimento sobre um determinado tipo ou segmento de mercado e seu respectivo público.

Com essa pesquisa você é capaz de identificar oportunidades e também de reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas dentro da sua empresa. Por isso, esse estudo tem papel importante e torna-se essencial para diminuir os riscos, além de identificar as oportunidades independente em qual estágio de vida ela estiver.

Coletando essas informações do mercado e do público potencial, você irá reunir dados como, por exemplo, as características comportamentais e os hábitos de consumo. É importante dizer que a pesquisa de mercado pode ser realizada de duas maneiras: a primária e a secundária.

 

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Qual a diferença entre esses dois tipos de pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado primária é quando a própria empresa faz esta tarefa e um profissional é contratado especificamente para isso. Já na pesquisa secundária, os dados serão coletados e analisados por terceiros, ou seja, você irá contratar um profissional ou uma empresa que seja especializada no assunto para correr atrás de todos esses dados por você.

Como a pesquisa de mercado é feita?

Normalmente, as pesquisas de mercado são realizadas através de questionários que podem ser respondidos como forma de entrevistas, correspondências e, até mesmo, pela internet e é preciso que algumas medidas simples sejam levadas em consideração na hora da elaboração da pesquisa de mercado, como:

  • Definir a qualidade ou variedade de produtos, otimizar os preços e ainda aumentar a cobertura de vendas, isso estará incluso no tópico de objetivo da pesquisa;
  • É preciso definir um público-alvo, sabendo bem quais são seus fornecedores, concorrentes, clientes de forma geral;
  • No tópico da amostragem você precisa definir, certeiramente, quantas pessoas serão entrevistadas para a sua pesquisa de mercado;
  • Nenhum planejamento acontece de forma correta sem um roteiro, portanto faça um e elabore as perguntas que serão realizadas e atente-se para que elas sejam simples, imparciais e diretas;
  • Depois, é preciso que a aplicação seja feita, bem como o correto levantamento dos dados;
  • Por último falamos da análise de tudo que foi captado. É preciso ter disciplina e organização para fazer a compilação dos dados, a análise correta das respostas e também um panorama estatístico.

Mas não pense que apenas as coletas de todos esses dados irão levar seu negócio ao sucesso. É necessário escolher com bastante cuidado e estratégia quais perguntas serão feitas aos entrevistados e quais dados são realmente importantes para fomentar a pesquisa de mercado. A partir disso, um planejamento precisa ser traçado para que tudo esteja organizado e possa, assim, ser compreendido para que, finalmente, você possa usufruir de toda a coleta para utilizar na diminuição de riscos da empresa, bem como na tomada de decisões futuras e, quem sabe ainda, identificar oportunidades lucrativas. 

Por que fazer uma pesquisa de mercado? É realmente importante?

Se os argumentos acima ainda não foram suficientes para te convencer que uma pesquisa de mercado é essencial para que o seu negócio consiga ter uma estratégia eficaz de prevenção, vamos explicar mais um pouco sobre isso.

Foque sempre que uma pesquisa de mercado não está interessada somente em analisar empresas concorrentes. Esse tipo de estudo envolve outros variados tipos de dados e é exatamente esse leque de informações que te possibilita ter um panorama de tudo que está envolto ao seu negócio.

Conhecer profundamente o ambiente em que você está inserido, entender com detalhes ricos todos os desafios possíveis e ter ideias estratégicas para descobrir necessidades que ainda não foram exploradas é tudo que a pesquisa de mercado pode lhe proporcionar.

Além do mais, com esse estudo em mãos, a inovação se tornará cada vez mais frequente dentro da sua empresa, afinal com os dados bem especificados será possível ter novos insights que, até então, não foram possíveis de enxergar pela falta de informação. Nos tópicos abaixo vamos apresentar algumas oportunidades que se tornam mais plausíveis com um estudo de mercado bem feito:

  • Avaliar a viabilidade de um empreendimento;
  • Testar novas campanhas, produtos e serviços;
  • Explorar novos nichos de mercado;
  • Criar segmentos inéditos;
  • Descobrir informações estratégicas;
  • Otimizar processos internos da empresa;
  • Elaborar estratégias mais competitivas.

Quais os tipos de pesquisa de mercado e como saber o melhor para sua empresa?

Assim como cada segmento demanda de uma situação diferente, cada tipo de pesquisa de mercado está diretamente relacionado com o tipo de empresa que você tem. Por isso é extremamente importante saber, antes de mais nada, qual o objetivo que você quer atingir com a realização da pesquisa.

Assim, é possível definir alguns segmentos. Afinal, você pode escolher fazer um estudo de mercado para saber exatamente quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo. Você pode almejar ainda um outro tipo de pesquisa de mercado que é saber qual é a força de marca da sua empresa. Para saber isso é necessário medir a atenção que sua empresa recebe perante os concorrentes, dentre outras coisas.

Outro tipo de pesquisa de mercado é conferir a satisfação dos clientes da sua empresa. Este é um tópico importante, afinal são os clientes que dão o feedback final. Não menos importantes são os colaboradores, e está aí um outro tipo de estudo a ser levado em consideração a depender do seu objetivo.

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