Perspectivas do cenário econômico nacional para os empresários em 2020

Compartilhe
Perspectivas do cenário econômico nacional para os empresários em 2020

Como sabemos, 2019 foi um ano turbulento, cheio de mudanças, que começam a ter efeito agora, em 2020. Por isso, nós, da Astec Contabilidade, compilamos algumas das principais perspectivas do cenário econômico nacional para os empresários em 2020.

Taxa de juros

Em 2016 tivemos uma taxa de juros de 14% e agora, em 2020, a meta para a taxa é de 4,5%, o que estimulará a movimentação de capital. A projeção é particularmente otimista para aquisição de imóveis, o que estimulará a construção civil e as contratações, impactando, portanto, a taxa de desemprego.

 No entanto, é necessário ter cuidado, pois juros baixos significa que também haverá baixas no retorno das aplicações.

É provável que as melhores áreas para novos investimentos serão a de fundos imobiliários e a aquisição de imóveis físicos para aluguel.

Outra grande preocupação de um país com juros baixos é a saída de investidores estrangeiros devido ao baixo retorno de seus investimentos, o que tornará o Brasil menos atrativo para investir.

Lei da liberdade econômica

Como falamos em um vídeo anterior, foi promulgada pelo atual governo a Lei da Liberdade Econômica, que é o posicionamento do atual ministro da economia sobre o futuro do empreendedorismo no Brasil.

Entre outras coisas, essa lei facilitará para o cidadão se lançar no mundo empresarial, através da desburocratização de atividades de baixo risco, com intuito de trazer outras oportunidades para a grande parcela da população que se encontra desempregada, com números que hoje ultrapassam a 12 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE.

Reforma legislativa

A reforma previdenciária, que foi aprovada em 2019, traz mais otimismo e investidores para o mercado, o que provavelmente também estimulará o crescimento do país.

É necessário, no entanto, também fazer uma reforma tributária ampla e justa com benefícios para empresários para estimular o mercado e diminuir as grandes taxas atuais de desemprego.

Também é aguardada uma reforma da administração pública, trazendo redução na folha de pagamento do governo e gerando maior credibilidade, que servirá para trazer investimentos para o Brasil e movimentar ainda mais o mercado.

Nós, da Astec Contabilidade, estamos otimistas com o mercado. Apesar de tímidas mudanças, esperamos que elas  aumentem e que as melhoras no mercado sejam percebidas. No entanto,  não acreditamos que 2020 será um ano de investimentos devido a todas as mudanças citadas no texto, porém esperamos que esse seja o prenúncio de um crescimento ainda maior e melhor para o Brasil em 2021.

O mais importante atualmente é a redução do desemprego que consequentemente aumentará o consumo e o crescimento da força produtiva, que estimulará o mercado.

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes sobre “Perspectivas do cenário econômico nacional para empresários em 2020”, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com um escritório de contabilidade!