Erros na Gestão Financeira: não perca mais dinheiro na sua empresa com essas dicas

Compartilhe
Erros na Gestão Financeira

Já parou para pensar como alguns erros na gestão financeira podem estar prejudicando seu negócio?

É sempre importante pensar que no mercado tão competitivo, errar na gestão do seu negócio pode trazer graves consequências. Por isso, neste blogpost preparamos um conteúdo exclusivo sobre os erros na gestão financeira que podem estar prejudicando você e sua empresa. Além do mais, temos um vídeo no nosso canal que complementa esse texto e traz explicações até mais detalhadas sobre esses erros.

Precificação

O primeiro tópico que devemos citar quando falamos em erros na gestão financeira é o da precificação. É importante ficar atento quanto a precificação do seu produto ou serviço, pois se estiver errada, você estará perdendo dinheiro.

Em cima desse preço de venda é onde vamos gerar diversas outras despesas variáveis, por exemplo, tributos sobre a receita e faturamento. Então, se houver uma precificação errada, vai haver imposto excedente em cima disso e isso pode estar “comendo” o seu lucro.

Então, não cometa mais esse erro e preste bem atenção na hora de precificar seus produtos e serviços.

Reinvestir o Lucro

Uma segunda questão na hora de falar sobre erros na gestão financeira é o fato de muitos empresários não darem atenção para o reinvestimento.

Não existe nenhum tipo de investimento ou aplicação financeira que remunere mais do que você investir no seu próprio negócio. Ou seja, pegar parte do seu lucro e investir para poder gerar mais riqueza e mais venda é fundamental. No mercado, nada pode te dar mais retorno do que seu próprio negócio.

Separe os gastos

Princípio básico da contabilidade, da administração de empresas. Isso além de gerar problemas tributárias e fiscais, porque isso pode ser classificado como distribuição disfarçada de lucros, que é ilegal, você acaba misturando e fazendo confusão entre pessoa física e pessoa jurídica.

Separe seu lucro. Porque isso pode te levar a um problema de fluxo de caixa e falta de dinheiro dentro da sua empresa.

Fluxo de Caixa

Como está seu fluxo de caixa? Esse pode ser um dos erros na gestão financeira da sua empresa que merece atenção para não acontecer mais.

Você está projetando ele para o futuro? Em épocas de dificuldades financeiras é comum fazer financiamentos ou comprar parcelado. Para que não haja um desencaixe financeiro, tente fazer um fluxo de caixa para os próximos meses, para saber se aquelas parcelas serão cumpridas e como isso vai impactar no seu caixa.

Lembre-se, colocar no papel nunca é demais, então é importante projetar sempre entrada e saída de dinheiro.

Estoque

Muitas vezes, pensar em fazer estoque pode ser um ladrão de dinheiro. Mas calma, não é em todo caso que essa estratégia pode ser ruim.

O estoque é inviável em algumas situações porque você tira dinheiro da empresa e coloca dentro de um produto. Mas, afinal, quando isso vale a pena? As vezes em mercados que possuem inflações grandes ou até mesmo quando um fornecedor lhe dê um desconto muito grande.

Se esses descontos forem pertinentes ou maior que o mercado está proporcionando, aí podemos falar de estoque, pagamentos à vista e estocar dinheiro através de produtos.

Agora, se o fornecedor não tem margem para trabalhar com você em compras à vista em grandes volumes, não estoque e não faça seu dinheiro ficar parado, principalmente em épocas como essa, quando a pandemia está afetando muita gente e muitas empresas.

Excesso de Papel e Movimentação

O uso excessivo de papel nas empresas é outro tópico que se alia aos erros de gestão financeira e é sabidamente ladrão de dinheiro dentro do seu negócio. Outra questão aliada ao papel é em relação aos muitos transportes de documentos, de serviços ou até mesmo de produtos que são desnecessários.

Claro que hoje existe a questão da tecnologia, como e-commerce e reuniões virtuais e isso veio para provar como existe o gasto com coisas desnecessárias.

Tente, sempre, ao máximo substituir funções pelo maior uso da tecnologia que está trazendo cada vez mais benefícios.

Invista em tecnologia

Pegando gancho no item anterior, essa última dica para você não cometer mais erros na gestão financeira vai como exemplo para aqueles negócios que às vezes fechamos e que chegamos a fazer longas viagens, gastando com transportes e acomodação, sendo que, muitas vezes, tudo pode ser resolvido via conferência online.

Então, opte sempre que for conveniente e possível, pela tecnologia. Assim você poupa tempo e dinheiro.

Fale com quem entende do assunto!

Se você quer saber mais sobre erros na gestão financeira, entre em contato com a gente através do formulário abaixo ou contate-nos através do WhatsApp.

Aqui, um especialista sempre estará à sua disposição e da sua empresa para esclarecer dúvidas e apresentar um planejamento de contabilidade eficaz para que seu negócio cresça constantemente.

Fale com a gente!