Diferença entre Lucro e Caixa: entenda de uma vez por todas

Compartilhe
Diferença entre lucro e caixa

Uma dúvida comum no meio empresarial é a diferença entre Lucro e Caixa. Por isso, a Astec Contabilidade preparou este conteúdo para explicar a você, de uma vez por todas, o que é cada um e quais são suas diferenças. É possível ter lucro no relatório contábil e não enxergar este lucro na empresa? Vamos entender melhor o porquê.

Fique com a gente até o final deste texto para tirar suas dúvidas e entender a diferença entre Lucro e Caixa.

O lucro

O lucro é uma das maiores preocupações em uma empresa, mas afinal, o que é o lucro? O lucro é a diferença entre a entrada de capital e a saída do mesmo, ou seja, da receita operacional subtrai-se as despesas e o resultante é o lucro final.

Porém essa matemática simples nem sempre é real, mas com o DRE é possível ter clareza de todos esses custos, despesas e receitas.

O DRE – Demonstrativo de resultado de exercício, é o método de cálculo usado para contabilizar as finanças reais da empresa e possui muitas variáveis, que irão fazer um pouco mais de sentido após uma breve explicação sobre o que é caixa.

O caixa

O caixa é toda movimentação de dinheiro da pessoa jurídica, ou seja, todo o montante de dinheiro da empresa independente da localidade do dinheiro, são os recursos imediatamente disponíveis, para efetuar pagamentos.

Diferença entre lucro e caixa

Explicando qual a diferença entre lucro e caixa, é importante saber que os dois apesar de serem similares teoricamente, são únicos, e independem um do outro, por exemplo pode haver lucro no papel, porém o caixa estar baixo e vice-versa, isso, porém não é de grande alarme sobre a situação da empresa, pois há outros fatores que são postos em consideração quando falamos de uma empresa saudável.

Um motivo comum do lucro estar alto e o caixa baixo é quando o dinheiro é usado para melhoria da empresa, adquirindo outros bens, chamados de imobilizados, um imóvel, equipamentos, móveis, não são lançados como despesa, criando um pequeno déficit entre lucro e caixa, o lucro, porém pode sim decrescer quando há o desgaste natural dos imobilizados, podendo com o seu valor menor ser lançado como despesa.

DRE

O demonstrativo de resultado de exercício, também conhecido como DRE é o relatório contábil que determina se haverá lucro em uma empresa, é o confronto entre as receitas operacionais e as despesas operacionais, porém apesar de como soa o cálculo não é tão simples.

Para uma visão mais profunda sobre este assunto, não deixe de conferir nosso vídeo, disponível em nosso canal no YouTube, onde nosso CEO Danilo Campos, aborda este assunto de modo mais profundo.

Dúvidas sobre a diferença entre lucro x caixa? Fale com quem entende!

Se você leu nosso artigo, mas ainda tem dúvidas sobre a diferença entre lucro x caixa, entre em contato conosco. A Astec Contabilidade está preparada para solucionar seus questionamentos sobre este e outros assuntos. Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do nosso WhatsApp.

Fale com a gente!