Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Como escolher o tipo de regime tributário para a minha empresa?

Compartilhe

Como escolher o tipo de regime tributário para a minha empresa?

Todo empresário sabe da importância de manter sua empresa com os tributos em dia e, uma decisão que influencia muito nesta empreitada é a escolha do tipo do regime tributário que será escolhido para sua empresa. Hoje, a Astec irá te ajudar a entender melhor sobre cada tipo de regime tributário para que você possa tomar esta importante decisão com todo o apoio que precisa!

O que é um regime tributário? 

O regime tributário é o nome que se dá para o sistema que estabelece a cobrança de impostos de cada CNPJ, de acordo com os dados da sua empresa, como arrecadação, porte, o tipo de atividade exercida, faturamento e diversos outros aspectos da empresa. No Brasil, existem três tipos de regime tributário mais adotados, o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. 

Veja a cada um dos três tipos de regime tributário: 

Como escolher o tipo de regime tributário para a minha empresa: Simples Nacional

Começamos falando com o regime tributário que foi desenvolvido pensando nas micro e pequenas empresas, se este é o caso da sua empresa. o Simples Nacional pode ser o tipo de regime mais indicado. Ele surgiu com o objetivo favorecer os MEI's, reduzindo a burocracia e os custos de pequenos empresários, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando declarações, entre outras facilidades. Uma das principais condições para adotar o regime tributário Simples Nacional é o porte da empresa.

Como escolher o tipo de regime tributário para a minha empresa: Lucro Real

O Lucro Real é um regime de tributário em que o cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido é feito com base no lucro real da empresa e com ajustes previstos em lei. Esta é uma das opções entre os três tipos de regime tributários, mas se você optar por este tipo para a sua empresa, não se esqueça que é crucial ter total controle sobre as rendas e as despesas do negócio para que seja possível calcular o lucro e os tributos a serem pagos, afinal, os encargos podem aumentar ou diminuir de acordo com o lucro registrado. 

Como escolher o tipo de regime tributário para a minha empresa: Lucro presumido

Por último, existe também o Lucro Presumido.  Este tipo de regime tributário é vantajoso para empresas que não possuem lucros variáveis, quando esta opção é escolhida, indicamos que sejam feitas as contas, considerando as atividades regulares e também a sazonalidade da sua empresa, considere dados como serviços gerais, corretagem, administração e similares devem ser avaliados – e a base aplicada deve ser de 32% sobre a receita bruta. Com regime tributário Lucro Presumido, não é considerado de fato o quanto a empresa lucrou, mas sim um percentual fixo que facilitará a determinação. O Lucro Presumido costuma a melhor alternativa para empresas com lucro anual garantido superior aos percentuais estabelecidos pela Receita Federal.


Fale com um especialista em regimes tributários para auxiliar a sua empresa! 

Ainda não sabe qual tipo de regime tributário escolher para a sua empresa? Tire suas dúvidas com um especialista no assunto.  Os profissionais da Astec estão esperando por você. A Astec é uma empresa de contabilidade que oferece soluções simples e rápidas, oferecendo todo o suporte necessário para os empreendedores que desejam realizar o seu planejamento tributário. 

Entre em contato conosco e escolhe o melhor regime tributário para a sua empresa!