A importância do contador para o sucesso da sua empresa

Compartilhe

Você sabe da importância do contador para o sucesso da sua empresa? A Astec Contabilidade preparou esse artigo para explicar a você sobre este profissional. Apesar de o contador ser tão conhecido, ainda se ouve muito o questionamento da sua real importância em meio aos processos empresariais. Este questionamento existe porque algumas pessoas afirmam que, outros profissionais podem dar conta do trabalho do contador, o que não é verdade.

A contabilidade não gera apenas o número final que a empresa ganhou ou gastou no mês, mas sim, toda a relação de custos, do giro de capital, além de especificidades relacionadas a diversos encargos e tributos. Ou seja, o processo e complexo e não possui nada de simples.

Além disso, a exatidão com que ele precisa ser feito também é importantíssima. Assim, será possível fazer com que o empreendimento cresça e tenham todos os seus processos feitos de forma correta e segura. Por isso você precisa conhecer a importância do contador para o sucesso da sua empresa.

Um detalhe importante e que comprova a tese da relevância do contador, é o de que, um dos maiores motivos de as pessoas fecharem as suas empresas no Brasil, é que elas passam a ficar sem capital de giro, devido à falta de controle e informação sobre o assunto.

Assim, se dá a importância do contador para o sucesso da sua empresa, no sentido de organizar as finanças e, assim, orientar quanto ao planejamento fiscal financeiro e como ele deve ser feito, fica muito mais fácil de as coisas darem certo. 

Quando é o melhor momento para a contratação de um contador?

Agora que você já entendeu a importância do contador para o sucesso da sua empresa, é preciso saber qual o melhor momento para contratar este profissional. O melhor a ser feito é contar com um desde a abertura da empresa. Assim, este fará o acompanhamento da abertura da empresa e conseguirá fazer com que todos os processos sejam devidamente alinhados, seja com relação à prefeitura de sua cidade, INSS, Junta Comercial, Receita Federal e assim por diante. 

É claro que, se o seu negócio já existe e isso não aconteceu, nada te impede de procurar um profissional neste momento.  Então, o contador fará uma análise geral e, se qualquer procedimento tiver sido feito de forma equivocada, será reestruturado neste momento.

É preciso que sejam vistas algumas especificidades, regras de conhecimento contábil. Algumas empresas simplesmente não podem optar pelo Simples e assim por diante. E é justamente por isso que contar desde o início com um contador facilita e muito.

Não que você precise desde início pagar alguém mensalmente, mas é possível tirar dúvidas através de consultorias, por exemplo, e assim, descobrir as melhores possibilidades e estratégias disponíveis.

A contabilidade faz a gestão da empresa

Muito se ouve falar sobre a gestão empresarial e o quanto ela é importante. E, ela quase em cem por cento depende da contabilidade. A gestão é a parte da instituição que permitirá que os processos sejam organizados e comecem a dar certo, para que então, a empresa realmente funcione.

Imagine, por exemplo, uma empresa em que os gastos não são controlados. A cada mil reais que entra, são gastos dois mil reais. Quanto tempo a instituição durará? Meses? Se em algum momento forem necessários investimentos, será tirado dinheiro de onde para isso?

Essa é a relevância da contabilidade, dar uma base estrutural para a empresa. É claro que a contabilidade não faz milagre, se o dono da empresa gastar o dinheiro, não haverá o que ser feito, mas as sugestões, a análise, as possibilidades foram ditas.

A preocupação com a Receita Federal, assim como com a carteira de trabalho de todos os funcionários da empresa, são alguns dos pontos mais relevantes em meio a este processo. Até porque, são questões que podem ter diversas consequências negativas caso não sejam realmente assertivas.

Algumas leis inclusive nem chegam a ser conhecidas por outras pessoas que não sejam da área contábil e isso é bastante natural. O que não é, é não contar com o profissional.

Problemas relacionados a sócios

Uma das coisas que muitas pessoas não sabem é que, as sociedades nem sempre geram apenas benefícios. Empresas fecham todos os dias por conta de conflitos entre os seus donos.

E quem é que ficará responsável por fazer os alertas necessários para que isso não aconteça, ou ainda, se preocupar com a divisão de lucros que deve ser feita? O contador.  

Assim, problemas futuros como envolver a justiça na questão são poupados.

Análise e diagnóstico financeiro

Quando o contador faz o diagnóstico financeiro da empresa, ele se responsabiliza por não a deixar sem dinheiro. Assim, é feito um planejamento para que isso não aconteça. Custos passam a ser previstos, encargos e tributos somados.

Com estas informações e este diagnóstico detalhado, tudo pode ser planejado e assim, os problemas não serão algo comum, nem a curto, nem longo prazo. 

Funções principais: Entenda a importância do contador para o sucesso da sua empresa

Como vimos, a importância do contador é indiscutível. E, para que ela fique ainda mais clara, há como entender as suas principais funções dentro da empresa. São elas:

Cuidar da parte burocrática da abertura da empresa e se responsabilizar por detalhes como o planejamento financeiro e fiscal, o cronograma, a controladoria e assim por diante.

Fazer a gestão dos encargos, sejam eles trabalhistas ou fiscais: sem essa gestão, problemas com a Receita Federal ou ainda com a Justiça do Trabalho e sindicatos específicos, são mais do que comuns. Por isso, acaba se tornando muito mais fácil poder contar com o entendimento e fazer as coisas da forma correta e orientada pelo contador desde o início, do que depois, além dele, precisar contratar um advogado para resolver a causa.   

Controlar o pró-labore, os lucros e também fazer a consultoria contábil: toda a questão financeira e organizacional pode e deve no mínimo passar por uma consultoria contábil. Assim, será possível melhorar processos e simplifica-los. E, no caso dos itens citados, estes se fazem necessários.

Depois de entender a importância do contador para o sucesso de sua empresa, basta descobrir qual é a melhor forma de contratá-lo. É possível escolher uma empresa ou ainda, um profissional individualmente. Assim, serão descobertas as formas de trabalho dele e se estas compensam mais por serviço, de forma mensal e assim por diante. Tudo dependerá da sua necessidade e das prioridades que possui. Já passou da hora de resolver as suas pendências contábeis. 

Têm dúvidas? Fale com quem entende?

Agora você já entende a importância do contador para o sucesso da sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atende-los e oferecer os serviços adequados para sua empresa.

Gostou desde conteúdo?

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de todas as nossas postagens!