Segmento jurídico: Conheça as inovações tecnológicas

Compartilhe

Muitas vezes, os negócios vêm dando certo e a empresa sabe que tem feito um bom trabalho, mas ao mesmo tempo, acredita que pode inovar quando o assunto são estratégias e até modificar resultados. Então, é pensado o que pode ser feito para que isso aconteça.

E, as inovações tecnológicas, podem ser uma excelente opção. Quando bem escolhidas e instaladas, permitem que diversos sistemas passem a ser e trazer mais possibilidades quando o assunto é a produtividade. Isso porque, os processos passam a ser mais aprimorados a partir da estratégia.

                Então, no segmento jurídico, as coisas não são diferentes. Tanto os escritórios de advocacia como outros âmbitos relacionados à área, acabaram percebendo que, alguns custos, assim como também de riscos de operação, precisariam ser diminuídos de uma vez por todas e assim, a inovação tecnológica seria uma excelente possibilidade para isso.

                Muitas empresas ainda tentam fugir desta possibilidade justamente porque, tudo o que é novo, acaba de alguma forma assustando e, muitas vezes, o tradicional ainda compõe boa parte das negociações das instituições. Mas, não há o que temer, afinal, a ideia das inovações tecnológicas disponíveis é apenas facilitar os processos e, de forma alguma, prejudica-los.     

O que muda para o setor jurídico?

                Uma das maiores dúvidas é, quais são os benefícios que o segmento jurídico terá com as possibilidades de inovações tecnológicas. E, a resposta é que são inúmeras possibilidades. Vamos conhecê-las?

Saber sobre novos processos e atualizações dos mesmos

Para quem não sabe, um dos maiores problemas atuais é justamente o controle de processos que já estão sobre comando de escritórios de advocacia e assim, dados relacionados a eles, como atualizações. Isso porque, muitas vezes, perder datas pode significar não ter mais acesso ao caso e assim, a causa ser deixada de lado. Contando com programas de inovação, as coisas mudam e as empresas passam a ter total acesso e controle. Inclusive a processos novos, que o cliente pode ainda nem possuir conhecimento. Assim, preparações para defesa do caso ou ainda, possibilidades de acordo, são muito mais fáceis de serem conseguidas.

Workflow

O sistema é uma das melhores possibilidades quando a intenção é a organização de processos. Ele permite, por exemplo, que processos e contratos sejam elaborados e também controlados. Além disso, cada etapa também passa a ser analisada para que se verifique se ela foi cumprida da forma como deveria.  Algumas especificidades do programa, como vincular documentos a tarefas, são o seu diferencial. O aumento da produtividade e da entrega de qualidade em cada trabalho é visível após a utilização da ferramenta.

Contar com a emissão de documentos padrões

A padronização de serviços e também de possibilidades quando o assunto são documentos importantes, se faz extremamente relevante. Isso porque, um trabalho padronizado passa credibilidade para o cliente, que é o que ele precisa para confiar na sua empresa. Assim, tanto peças de processos, como contratos e outros documentos jurídicos, passam a ter a sua criação facilitada. Esta emissão, feita dessa forma, também possibilita uma organização quanto a todo o material gerado.

Possibilidades como a vídeo conferência

A vídeo conferência é hoje, uma das ferramentas mais benéficas para o segmento jurídico. Ela serve desde para processos mais específicos, como permitir a comunicação da equipe de trabalho, quando esta não se encontra no mesmo local, como também para gravação de testemunhos, provas e outras particularidades que podem ser utilizadas durante o julgamento, por exemplo. Uma das plataformas mais populares disponibilizadas é o Hangout.  Muitos profissionais ainda são contra, mas diversas audiências judiciais são realizadas através deste sistema.

Edição e acesso a documentos

Muitas vezes, permitir que toda a equipe tenha acesso a determinado documento, não é tarefa fácil. Até porque, nem sempre há tempo hábil para se preocupar com estas questões. Por isso, as possibilidades disponibilizadas pelas inovações tecnológicas facilitam e muito estas questões.

Pessoas serão substituídas por sistemas?

                De forma alguma, ainda mais no segmento jurídico, aonde elas se fazem tão importantes. O que acontecerá basicamente é que estas pessoas passarão a contar com possibilidades facilitadoras em sua rotina, que diminuirão, por exemplo, o tempo gasto na realização de processos manuais.

                Falhas antes comuns, porém, sérias, como por exemplo, o esquecimento de data final de envio de documentação para determinado caso, passarão assim a serem evitadas, uma vez que a tecnologia se encarregará de disponibilizar estas possibilidades.  

                Antes, por exemplo, escritórios eram obrigados a anexar um número muito grande de documentos que pareciam não ter fim e quando era necessário encontrar algum, havia sempre um problema em cima da prática. Hoje, através de alguns cliques, os materiais específicos são encontrados e assim, estão disponibilizados para consultas. Portanto, a organização e a precisão passam a serem pontos relevantes.

Há possibilidades para escritórios menores também?

                Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que as possibilidades de inovações tecnológicas só existem para grandes empresas, não é verdade.  O que não faltam são opções para pequenas e médias também.

                Há inclusive opções que começam com planos específicos mais em conta e com poucas possibilidades e conforme a empresa vai crescendo, ela pode ir melhorando essas possibilidades. Varia muito também da necessidade de cada um e do quanto pretendem investir na parte tecnológica.  

                É apenas preciso tomar cuidado para que sejam implantadas estratégias que realmente melhorem os processos do seu negócio. Muitas vezes, as pessoas acabam escolhendo opções por indicações e estas não condizem com o que elas realmente precisam.

                Cada escritório precisa analisar a sua realidade e necessidade e, só então, escolher as melhores formas de trabalho com relação à tecnologia e, respectivamente, contratá-las.

                Lembre-se de verificar também todas as possibilidades de empresas que lhe auxiliarão quando o assunto é a prestação de serviços, pois, esta parte, é fundamental. A empresa escolhida precisa oferecer as melhores possibilidades possíveis, para que assim, seja uma experiência que realmente dê certo.

                A escolha errada pode fazer com que a sua necessidade não seja suprida e assim, se pense automaticamente que as inovações tecnológicas não cumprem o que prometem, o que não é verdade.

Gostou deste conteúdo? Comece agora mesmo a inovar o segmento jurídico da sua empresa.

Gostou desde conteúdo?

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de todas as nossas postagens!