Qual é a diferença entre Regime de Caixa e Regime de competência?

Compartilhe
Qual é a diferença entre Regime de Caixa e Regime de competência?

Sabemos que uma das dúvidas mais comuns para empresários é a diferença entre regime de caixa e regime de competência, neste texto explicaremos o que é cada um, para qual área é mais relevante, suas diferenças e quando usar cada, para entender mais sobre o assunto convido-lhes a ler este artigo até o final.

Regime de Caixa

O regime de caixa é o sistema usado pelo financeiro de uma empresa para fazer o registro de pagamentos, despesas e investimentos no momento que ocorre a retirada ou a entrada real de finanças, ou seja, qualquer movimentação financeira.

Regime de competência

O regime de competência é o sistema usado pela área contábil de uma empresa, na qual o que realmente importa é o dia da ocorrência de um fato, ou seja o dia quando ocorre a compra, venda, investimento e despesas, independente, deste dia ser ou não o dia que há a entrada ou saída real de dinheiro, portanto é possível vender ou comprar no dia de hoje, que será registrado como o dia do fato no regime de competência, e pagar somente no próximo mês, e este pagamento que será registrado no regime de caixa.

Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência?

Existe uma certa dificuldade ao diferenciar ambos conceitos, regimes de competência e de caixa.

O regime de competência é muito utilizado pela área contábil, é a forma mais comum de registro e, portanto, desta maneira os stakeholders conseguem visualizar com maior facilidade as compras e vendas da organização.

O regime de caixa considera todas as transações financeiras, como explicado previamente, quando há, a movimentação monetária, ou seja, o momento exato de compra e venda, levando em consideração a saída ou entrada real do dinheiro.

Qual usar?

Após entender os usos de forma completa e a real diferença entre regime de caixa e regime de competência é necessário entender qual devemos usar no dia a dia.

Com base nas explicações dadas neste texto é necessário o uso de ambas, pois ambas são muito diferentes, se completam permitindo uma melhor organização das finanças, cada uma trazendo informações importantes para a explicação da movimentação monetária da empresa.

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes sobre a diferença entre Regime de caixa e regime de competência, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com um especialista!