Planejamento Orçamentário a solução em tempos de crise

Compartilhe
Planejamento Orçamentário: a solução em tempos de crise

Você tem uma empresa e ainda não adotou a ideia de fazer um planejamento orçamentário? Um bom planejamento é primordial para atingir os seus objetivos nos negócios. Por isso, a Astec Contabilidade preparou este artigo exclusivo sobre planejamento orçamentário para empresas e vamos te explicar porque você precisa ter um e como isso é de extrema importância para que o seu negócio cresça e tenha muitas projeções para o futuro.

Pense que até mesmo em casa nós precisamos controlar as despesas para aluguel, água, luz, supermercado e diversos outros gastos mensais e, mesmo assim, acontecem imprevistos. Então, com certeza, na sua empresa que envolvem muitas outras questões como funcionários, estoque de produtos, pagamento de fornecedores, impostos, entre outras coisas, você vai precisar de um bom planejamento orçamentário para não se perder e conseguir prospectar.

Por que um planejamento orçamentário para empresas é importante?

A resposta para essa pergunta é simples, tudo que está contido em um planejamento, ainda mais quando se trata de orçamento, é fundamental para que você possa atravessar períodos de crise de maneira mais tranquila, independente da natureza ou do porte do seu negócio. Essa prática já é bastante utilizada em grandes empresas nacionais e internacionais, e consiste em estabelecer, de forma mais precisa possível, como você espera que transcorram os seus negócios, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão aproximada da situação futura.

Para você entender ainda mais, listamos alguns tópicos para avaliar na hora de montar um planejamento orçamentário para sua empresa:

Projeções de vendas

Quanto a empresa espera faturar? Ter a resposta para essa pergunta é importante, ou pelo menos ter projeções do quanto você espera alcançar com os faturamentos das suas vendas. Tente especificar cada produto e cada canal de venda, assim você terá como definir suas projeções e ter objetivos mais bem elaborados e definidos.

Deduções de vendas e despesas variáveis

Considere os seus custos como fretes, comissões, impostos e outras taxas que serão pagas. Aliás, ter detalhado quais serão os seus gastos é sempre importante e um planejamento orçamentário para empresas pode te ajudar a medir tudo isso e conseguir planejar melhor seus próximos passos. 

Custos da produção

Já parou para pensar o quanto você tem de despesa com a produção do seu negócio? Esse tópico que separamos para você entender melhor sobre planejamento orçamentário, é importante levar em consideração os gastos com matéria-prima e mão-de-obra na sua empresa.  Aqui você deve considerar todo seu orçamento de RH e as despesas na folha de pagamento. Não deixe de considerar essa possibilidade na hora de planejar o seu orçamento.

Orçamento de gastos fixos ou gastos administrativos

Estes são bem parecidos com aquelas contas de casa que mencionamos no início deste conteúdo. Deve-se considerar os gastos fixos ou administrativos como aluguel, água, luz e telefone por serem de extrema importância e os mais fáceis de projetar, já que possuem pouca variação mês a mês. Com isso bem estabelecido no seu orçamento empresarial, certamente você terá mais tranquilidade em relação ao futuro do seu negócio.

Orçamento de investimentos

Para que a empresa possa crescer, é preciso investir em máquinas, equipamentos e também nas pessoas que fazem parte de sua estrutura.

A atenção aos detalhes é o que faz toda a diferença. Colocando todos os possíveis gastos e investimentos na ponta do lápis, você terá inúmeros benefícios; estará mais preparado para as crises, antecipará os problemas e, portanto, poderá encontrar novas soluções, avaliando melhor os períodos sazonais, entre outros benefícios. 

No entanto, para que um planejamento orçamentário para sua empresa realmente traga resultados, o planejamento precisa ser colocado em prática de forma contínua e não somente por um mês ou dois. É necessário que você e sua equipe tenham um comprometimento a longo prazo!

Fale com a gente!