Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Não cometa esses 3 erros na sua gestão financeira em 2021

Compartilhe

Controlar e ter um bom planejamento financeiro para a sua empresa é primordial para não errar e continuar de pé por um tempo sem intercorrências que podem prejudicar suas vendas e ações. 

Por isso, criamos este conteúdo para lhe apresentar alguns erros comuns de acontecer e que você precisa se atentar para não cometer na sua gestão financeira em 2021. Afinal, estamos em 2021 e focar na administração financeira para que a sua empresa tenha o crescimento desejado é essencial.

Continua com a gente então que vamos te apresentar 3 erros na sua gestão financeira em 2021 que você tem que prestar atenção. 

Não estudar o mercado

Esse é o primeiro erro que você pode estar cometendo dentro da sua empresa. Pode parecer redundante, pois todo mundo fala em pesquisa de mercado, em analisar a situação dos segmentos, mas na verdade isso é um trabalho de extrema importância para sua atividade financeira. 

Todo empresário, até quem já possui um longo tempo de mercado, precisa ficar antenado ao que está acontecendo na sua área e também prestar atenção nos seus concorrentes e o mais importante disso tudo é não encarar concorrente como sinônimo de desafeto. É importante ter bons relacionamentos com pessoas do mesmo ramo, isso pode trazer benefícios, como conversas sobre preços, conquistar outros fornecedores. 

Existem alguns tópicos que você pode anotar para não esquecer, como participar de grupos de empresários da sua atividade para trocar ideias e conhecer novos caminhos e possibilidades, afinal sempre é importante pensar nessa possibilidade, pois o mercado está aberto e os concorrentes podem se ajudar com a finalidade de tornar o mercado mais estável.

Não ter planejamento e ação

É importante se planejar e isso não é segredo para ninguém. No entanto, existem dois tipos de situações: o empresário que não faz o planejamento e o que planeja, mas não coloca nada em ação. 

O planejamento financeiro vai fornecer informações para aplicar preço dos produtos, para você entender quanto sua folha de pagamento vai impactar dentro da empresa, quanto vai onerar no seu fluxo de caixa e para isso funciona perfeitamente, isso precisa ser planejado.

Para 2021, no caso, esse planejamento precisa ser executado com visão para o ano todo e, em alguns casos, o ano de 2022 também precisa ser pensado ou, pelo menos, esboçado, porque somente assim você terá uma noção exata do que precisa conquistar e de quais ações precisa praticar para isso acontecer.
Após esse planejamento estar montado, você precisa reunir a equipe e apresentá-lo, para que todos tenham ciência do que a empresa precisa alcançar. 

Portanto, este é um erro que você precisa se atentar para não cometer. Planejar é tudo, mas a ação é um degrau importante para se conquistar qualquer objetivo. Aqui no nosso blog, já falamos também sobre a importância do planejamento tributário que a sua empresa precisa ter. Clique aqui e confira este conteúdo exclusivo que também pode te ajudar bastante.

 

Leia também: Planejamento Orçamentário: a solução em tempos de crise

Não fazer o acompanhamento

Para finalizar este conteúdo sobre os 3 erros que você não deve cometer na sua gestão financeira em 2021, a gente precisa te lembrar de uma questão. Não adianta absolutamente nada você fazer os itens acima sem depois acompanhar.

O acompanhamento é mais do que necessário e ele precisa ser feito de forma rigorosa, semanalmente, mensalmente ou quinzenalmente, a depender do estilo e segmento do seu negócio. 

Duas coisas são certas e precisam ser consideradas: não adianta trabalhar com números depois que eles ja passaram e não existe planejamento que funcione de forma eficaz se não tiver o acompanhamento devido. 

Mais conteúdo sobre erros na gestão financeira

Já parou para pensar como alguns erros na gestão financeira podem estar prejudicando seu negócio? É sempre importante pensar que no mercado tão competitivo, errar na gestão do seu negócio pode trazer graves consequências. Por isso, A Astec sempre está pensando em como te ajudar.

Nós criamos um conteúdo exclusivo para você entender melhor sobre precificação, fluxo de caixa, separação de gastos e algumas outras dicas para você não cometer mais erros na gestão financeira. Clique aqui e confira esse conteúdo!

Vamos continuar essa conversa?

Quer entender melhor sobre como evitar erros no seu planejamento financeiro em 2021? Entre em contato com a equipe de especialistas da Astec Contabilidade. Nós somos capazes de oferecer para o seu negócio a melhor gestão, com ótimos planos que vão deixar sua empresa no caminho certo.

Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do botão do WhatsApp ao lado, nosso time está pronto para lhe atender.