Margem de contribuição: o que é e por que utilizar na sua empresa?

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Margem de contribuição: o que é e por que utilizar na sua empresa?

No blogpost anterior, apresentamos os detalhes sobre markup. Desta vez, a Astec Contabilidade preparou conteúdo para explicar a você o que é a margem de contribuição, indicador fundamental para você ter certeza que o seu negócio está no caminho certo.

Falando de forma objetiva, margem de contribuição nada mais é do que um indicador econômico-financeiro que tem a capacidade de apontar se a receita da sua empresa é suficiente para pagar, não somente os custos, mas as despesas fixas, deixando no final, um lucro.

A margem de contribuição, explicando mais profundamente, é a sobra da receita adquirida com as vendas dos produtos e serviços para pagar todos os custos fixos. O lucro, no entanto, vem após a quitação desses custos e das despesas variáveis como impostos, matérias-primas, fornecedores, salário dos funcionários, por exemplo.

Como fazer o cálculo da margem de contribuição?

Se você tem uma empresa, no entanto, certamente já ouviu falar em margem de contribuição e, mesmo sabendo o que é e como essa ferramenta é importante para sua empresa, uma das principais dúvidas deve ser como calcular a margem de contribuição.

Entretanto, fica imprescindível entender um pouco mais sobre este utilitário que também é conhecido como ganho bruto. Além disso, a margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto ou serviço irá contribuir para sua empresa conseguir cobrir todos os seus custos e despesas e ganhar lucro no final de tudo.

Para encontrar o indicador da margem de contribuição, basta seguir a fórmula composta por três valores:

PV = Preço de Venda
CV = Custo Variável
DV = Despesa Variável

Com esses três valores bem organizados, a fórmula a ser seguida é:

MC = PV – (CV+DV)

O resultado, no entanto, será um valor monetário. Se você preferir o percentual da margem de contribuição, o correto é fazer a divisão do resultado pelo preço de venda do produto, multiplicando, em seguida, por 100.

Mas, se seu objetivo for calcular a margem de contribuição total, a aplicação deve ser o percentual final sobre a receita total das vendas do produto em questão.

No entanto, para que o cálculo da margem de contribuição seja feito corretamente e você tenha número precisos sobre o andamento da sua empresa, é importante que a diferença entre custos e despesas sejam bem esclarecidos.

Custos

Para que o entendimento seja fácil, custos são aqueles valores referentes às necessidades da manufatura e desenvolvimento do produto que está sendo oferecido pela empresa.

Despesas

Agora, quando se fala em despesa, a relação está mais precisamente ligada aos gastos que não vão impactar os produtos de forma direta. Para que não haja essa confusão é extremamente importante que ambos sejam classificados em seus devidos lugares, assim o cálculo da margem de contribuição sairá corretamente.

Por que você deve preocupar-se com a margem de contribuição?

Se seu objetivo for ter um negócio lucrativo, está aí a primeira resposta do motivo pelo qual você deve ter uma preocupação com a margem de contribuição. Outro motivo é que com esta ferramenta você tem métricas objetivas que pode ser avaliada todos os meses, o que deixa você sempre por dentro da saúde financeira da sua empresa, com relatórios precisos e a possibilidade de analisar períodos e entender qual estratégia deve ser mantida e qual precisa ser atualizada ou, até mesmo, modificada.

Margem de contribuição e estratégias

Se a margem de contribuição é benéfica para a saúde financeira da sua empresa, certamente ela ajuda na análise de estratégias, como mencionado acima. Mas, até que ponto esta ferramenta interfere no planejamento estratégico da sua empresa? A importância de calcular a margem de contribuição é tamanha que o fato de você parar ou continuar com a produção, manter ou retirar um produto do mix e, até mesmo abrir ou fechar uma filial são decisões tomadas a partir do resultado da margem de contribuição.

Abaixo, alguns benefícios da margem de contribuição para as estratégias da sua empresa:

  • Identificação do volume mínimo necessário de vendas para pagar as despesas;
  • Elaboração de tabelas de preços, inclusive até com novos descontos em função das vendas;
  • Lançamento de campanhas promocionais de vendas;
  • Mensuração do impacto dessas campanhas;
  • Análise aprofundada da concorrência;

Margem de contribuição: sua empresa no topo

Com fórmula simples, a margem de contribuição representa uma análise poderosa e uma tomada de decisões importante para o planejamento estratégico da sua empresa. Com este resultado nas mãos, você consegue refletir melhorias e novos posicionamentos, revalidar preços de venda, além de compreender como a empresa está evoluindo e conseguindo, cada vez mais, gerar lucro.

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Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa ferramenta fundamental para sua empresa, está a um passo de melhorar ainda mais a saúde financeira do seu negócio. Preencha nosso formulário ou contate-nos no nosso WhatsApp. Nossa equipe está esperando por você.

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