Erros no pagamento de impostos: quais são os mais comuns?

Compartilhe
Erros no pagamento de impostos

É muito comum ocorrerem erros no pagamento de impostos e para evitar multas e transtornos futuros iremos, neste texto, listar alguns dos erros mais comuns que acontecem e como você pode evitá-los.

O que são os impostos?

Para melhor compreensão é necessário entender o que é o imposto no contexto geral, um tributo obrigatório dado ao estado para custear as despesas administrativas do mesmo. Existem diversos tipos de impostos, direcionados a fins específicos, porém não entraremos em detalhes sobre os tipos de impostos específicos. Neste texto, porém, iremos analisar alguns dos erros no pagamento de impostos e apresentar quais são os mais comuns.

Erros que você deve evitar ao pagar os seus impostos

  • CNPJ errado

É importante prestar imensa atenção no preenchimento para evitar erro, pode-se verificar se o CNPJ está com o número correto e em seu devido local na guia.

  • Esquecer de mudar o CNPJ

 É comum quando se tem duas ou mais empresas do mesmo grupo empresarial a ocorrência deste erro, pagando o imposto de outra empresa, no lugar da empresa correta.

  • Os códigos das guias

 O pagamento não será processado neste caso no órgão federal, estadual ou mesmo no município correto, podendo também trazer muitos problemas para o empresário.

Quais são as consequências dos erros no pagamento de impostos?

A principal consequência dos erros no pagamento de impostos são as multas e juros decorrentes do não pagamento das guias de forma correta, o processo para reaver o dinheiro que foi pago incorretamente é extremamente longo e cansativo, podendo demorar até um ano para reaver o dinheiro.

Além destes transtornos, caso você precise de alguma certidão municipal, estadual ou federal, você corre o risco de não conseguir.

Dúvida sobre os erros no pagamento de impostos? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo sobre os erros no pagamento de impostos e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com um especialista