Como precificar seu produto/serviço: 5 dicas

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Como precificar seu produto ou serviço

Como precificar seu produto ou serviço? Nós, da Astec Contabilidade, compilamos 5 dicas para você, empresário, que não sabe ao certo qual preço colocar em seu produto ou serviço.

Antes das dicas, porém, precisamos entender em qual categoria o seu produto/serviço se enquadra neste momento.

Produto ou serviço referência

Não há concorrência nesta categoria, portanto não há comparação pelo preço do produto/serviço e sim pelo seu “valor”, pela transformação que entrega. Neste tipo é de extrema importância que você faça o cliente enxergar a qualidade do que você oferece e o resultado que irá gerar.

Produto ou serviço Benchmark

Nessa categoria é possível comparar, por isso seu cliente irá procurar o melhor preço. Você precisa ser melhor do que seus concorrentes em algo. Caso não seja, fatalmente entrará na briga por preço.

A partir disso, para que você saiba como precificar seu produto ou serviço é preciso levar algumas coisas em consideração:
 
Qual valor gera: competitividade, atratividade e lucratividade.

Nesse cálculo existem 2 aspectos básicos: mercadológico (externo) e financeiro (interno)

Agora vamos às 5 dicas para precificar seu produto ou serviço da maneira correta.

  • 1

    O giro

    Fique atento ao giro do produto — ele precisa cobrir os gastos fixos da empresa e superar o ponto de equilíbrio a cada mês, portanto sua margem de lucro multiplicada pelo giro deve ter valor igual ou superior ao das suas despesas fixas.

  • 2

    A concorrência

    Observe o preço da concorrência. Procure criar diferenciais, seja na apresentação do produto, na venda, no pós-venda, etc.

  • 3

    O público-alvo

    Quem é seu público-alvo? Saiba identificá-lo: observe as expectativas do seu público-alvo, observe se ele valoriza agilidade, talvez valorize mais o conforto ou exclusividade, neste caso ele é menos sensível ao preço e você pode melhorar a sua margem.

  • 4

    A negociação

    Compre bem: Reduza seu preço de aquisição, negocie com seus fornecedores, planeje suas compras para otimizar custo (exemplo: fretes e embalagem) e assim melhorar sua margem de venda.

  • 5

    As promoções

    Evite promoções a todo momento. Seus clientes esperam pela promoção ao invés de comprar em períodos diversos. Elabore-as de maneira estratégica.

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

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