Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Como definir o salário dos sócios?

Compartilhe

Se você é empresário e possui sócios no seu negócio, certamente possui alguma dúvida sobre como definir o salário dos sócios. Primeiramente, saiba que toda e qualquer empresa que leve a sério o salário de colaboradores e sócios precisa contar com um escritório de contabilidade que seja excelente no que faz. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre como definir o salário dos sócios, a Astec Contabilidade preparou este texto que mostra as três perspectivas possíveis de retirada: 

  • Retirada por atividade;
  • Pró-labore;
  • Distribuição dos lucros.

Retirada por atividade

Essa é uma das possibilidades e pode lhe ajudar se você já tem um contador dentro da sua empresa e quer entender melhor como definir o salário dos sócios. A retirada por atividade pode acontecer quando o sócio executa tarefas operacionais dentro da empresa. Por exemplo, se você tem um negócio que faça atuação de representação comercial, em que o sócio também é um representante ou vendedor, possuindo sua própria carteira de clientes e realizando suas vendas, isso o converte num sócio que ganha, além da retirada por atividade, todas as comissões referentes aos negócios que ele conseguir fechar. Esse modelo serve para mostrar aos outros funcionários da empresa que o sócio ganha tanto quanto qualquer funcionário que execute aquela função, isso cria um sentido de igualdade dentro da empresa.

Não somente nesta possibilidade de pagamento de sociedade, mas em todas as demais que explicaremos abaixo, sempre é importante contar com o apoio e trabalho de um contador profissional.

 

TENHA UM CONTADOR PARA SUA EMPRESA AGORA MESMO

 

Pró-labore

Esse termo significa, em uma tradução simples, ‘pelo trabalho’ e quer dizer que o sócio que trabalha pela empresa, precisa fazer a retirada de um valor fixo, pago todos os meses e trata-se de um valor que deve ser justo com a empresa e com o mercado atual.

Uma das dúvidas que sempre surgem é o que levar em consideração na hora de aderir ao pró-labore. Citamos um exemplo:

Caso o empresário ocupe algum cargo, faz vendas, é o diretor ou presidente de uma empresa, faz jus ao pró-labore, pois toda empresa precisa remunerar dessa maneira. 

É importante compreender que é dessa forma que o sócio vai contribuir com o INSS e também vai fazer as retenções do imposto de renda, então é uma forma tributada de remunerar, frise bem isso. 

Se a sua questão agora é saber quando fazer a retira do pró-labore, nós respondemos: o recomendável é que seja feita mensalmente.

Qual o valor da retirada pelo pró-labore?

Muitas empresas utilizam os valores de mercado. Por exemplo, se o sócio for o diretor financeiro, utiliza-se o valor justo de mercado de um diretor financeiro e assim sucessivamente para outros cargos. 

O que costuma acontecer com frequência, principalmente em empresas menores, é o sócio fazer a contribuição da previdência através de dois salários mínimos, pois é esse o valor que a empresa consegue pagar pra ele naquele determinado momento.

Distribuição dos lucros

O próprio nome já diz muito sobre esta última maneira de definir o pagamento dos sócios. É preciso que haja uma apuração do lucro real da empresa, e o contador é o responsável por isso, pois ele precisa fazer o demonstrativo de resultados da empresa e chegar no lucro.

Se tiver dinheiro disponível, o sócio pode fazer jus à distribuição de lucros. Ela não é tributável, detalhe importante a ser considerado, pelo menos por enquanto. Por isso, é uma forma interessante do empresário fazer valer seu salário. Importante dizer que não existe um prazo fixo para a realização deste pagamento, tudo é combinado com os sócios e pode ser mensal, trimestral e até mesmo anual.

Resumindo pró-labore e distribuição dos lucros

Importante guardar as seguintes informações a respeito deste conteúdo que explica como definir o salário dos sócios: existe a maneira que é tributada e a não tributada (pró-labore e distribuição de lucros, respectivamente). É importante ainda conter neste tópico de resumo que, todo sócio que trabalha na empresa e não tem outra forma de contribuição com a previdência, deve fazer obrigatoriamente, a retirada do pró-labore e complementar sua renda, se for o caso, através da distribuição.

Dica para enfatizar como definir o salário dos sócios na sua empresa

Agora você já conhece as maneiras possíveis de fazer o pagamento dos sócios dentro de uma empresa, mas antes de finalizar o texto, a Astec deixa uma dica. Sente com seus sócios e equalizem valores, combinem quem vai fazer as retiradas através do pró-labore e quem vai receber através da distribuição. 

A partir disso, faça a constituição do montante que será passado para a pessoa física e não se esqueça de deixar tudo bem claro na declaração do imposto de renda. Para que nada saia do planejado, tenha sempre por perto um contador que evitará confusões e burocracias para sua empresa.

Fale agora mesmo com a Astec

Se você quer saber mais sobre como definir o salário dos sócios, entre em contato com a Astec Contabilidade através do formulário abaixo ou contate o time de profissionais da empresa através do WhatsApp.

Um especialista sempre estará à sua disposição e da sua empresa para esclarecer dúvidas e apresentar um planejamento de contabilidade eficaz para que seu negócio cresça constantemente.

Fale com a gente!