Como alcançar seus objetivos? Conheça a técnica Smart

Compartilhe

Você é gestor de uma empresa ou está dentro de um negócio, comandando uma equipe ou departamento e quer descobrir como alcançar seus objetivos sem muitos obstáculos, sem erros e com a entrega de um trabalho eficaz e cheio de qualidade?

Para isso é preciso levar em consideração algumas técnicas que, quando aplicadas em sua empresa, diretamente no interno da sua equipe, podem trazer resultados surpreendentes.

Por isso, neste blogpost, a Astec Contabilidade preparou cinco dicas a partir da ferramenta Smart para você aplicar no seu negócio e conseguir atingir as metas que sua demanda está necessitando. Vamos lá?

O que é a Ferramenta Smart e como alcançar seus objetivos com ela?

Essa ferramenta é muito utilizada no meio empresarial e pode servir muito para você que é gestor, conseguir controlar a evolução de trabalho da sua equipe e, consequentemente, atingir as metas que você quer que sejam atingidas pela equipe.

É uma técnica que tem por finalidade orientar claramente como fazer e determinar o trabalho a ser desenvolvido por todo o corpo de colaboradores da empresa.

Por isso, confira abaixo cinco pontos essenciais dessa ferramenta.

  • 1

    Seja Específico

    Para definir como alcançar seus objetivos dentro da empresa, algumas questões precisam ser levantadas e precisam ser específicas para o objetivo final, como por exemplo: O que a empresa quer? O que o gestor quer da sua equipe?

    Essas duas perguntas precisam ser respondidas com atenção e cuidado para que o planejamento possa funcionar bem, portanto, você precisa demonstrar, dar o exemplo de como você gostaria que o trabalho ou produto fosse desenvolvido pelo time de colaboradores.

    A equipe precisa estar engajada, então é necessário entender o que está fazendo e o que está entregando para o cliente.

  • 2

    Os objetivos precisam ser metrificados

    Um dos pontos mais importantes é esse. É preciso ter métricas, passar a meta para equipe com números concretos, com as medições feitas de formas eficazes.

    Por isso, há uma necessidade de que na sua empresa sejam feitos balanços, como números de lançamentos, tempo gasto de produção e, a partir disso, você vai saber se o colaborador estará seguindo tudo corretamente, de acordo com o planejamento.

    Anote bem essa dica, pois não tem como essa ferramenta funcionar sem as métricas estarem bem definidas.

  • 3

    Toda meta precisa ser atingível

    Muitas vezes vemos em clientes, algumas metas que são absurdas e que não fazem sentido com o tipo de serviço ou produto que ele oferece.
    Por outro lado, muitas vezes, a meta que é estipulada é atingida muito facilmente pelos colaboradores e isso a torna menos desafiadora.
    Por esse motivo, a métrica que for estabelecida pela empresa precisa ser adequada de forma geral a todos os funcionários.
    Com isso, alguns colaboradores podem produzir menos e outros mais, mas é necessário ter uma média que esteja no alcance de todos.

  • 4

    Os objetivos finais precisam ser realistas

    Esse tópico é bem necessário para você entender como alcançar seus objetivos.
    É preciso fazer sentido para os colaboradores e gestores a importância em atingir as metas de produção, de prestação de serviços e de vendas, pois eles precisam entender que essas metas estão colocadas para um propósito maior final.
    Os meios precisam valer a pena e os esforços feitos para atingir as metas também e isso precisa ser claro para a equipe, pois cada um dos colaboradores precisam ver valor em atingir os objetivos e, no final, serem capazes de observar que aquele resultado conquistado é bom para empresa e para eles.

5- Toda métrica precisa ter tempo

Por último, mas não menos importante, analisar o tempo da sua meta é necessário.

O tempo precisa ser estipulado. Não adianta passar uma meta para a equipe cumprir, se ela não tiver um tempo determinado. Se a sua equipe está cumprindo suas responsabilidades num tempo adequado, é sinal que seus clientes estarão satisfeitos com a entrega e com o prazo.

Mas atenção, cada empresa sabe exatamente o tempo que cada processo leva. Então, uma dica importante dentro deste tópico esclarecedor sobre como alcançar seus objetivos, é utilizar-se de históricos para saber exatamente qual é esse tempo. Cada empresa é peculiar, não adianta criar um padrão observando as métricas de tempo de outras empresas, sendo que você é o maior detentor de todo conhecimento de como seu negócio funciona.

Fale com a Astec para saber como alcançar seus objetivos

Se você leu este artigo e mesmo assim ainda está com dúvidas sobre como alcançar seus objetivos e tornar a sua empresa mais qualitativa na produção, entre em contato com a Astec Contabilidade. Você também pode clicar aqui e ir para nosso canal no YouTube assistir ao vídeo que também explica essa técnica.

Nossos especialistas estão prontos para atender você e entender quais são as reais necessidades da sua empresa. Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do botão do WhatsApp ao lado.

Fale com a gente