Como abrir uma empresa: passo a passo para tirar as ideias do papel

Compartilhe

Se você está pensando e buscando por como abrir uma empresa, mas tem muitas dúvidas sobre por onde deve começar e quais passos deve tomar para não cometer nenhum equívoco e ter problemas futuros, fique de olho neste conteúdo que a Astec Contabilidade preparou para você.

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, mas quando paramos para pensar no que é preciso para que esse desejo se torne realidade, muitos de nós pensamos em desistir por acharmos o processo muito oneroso. É exatamente para evitar que você desista ou se perca no meio do processo que resolvemos simplificar e construir um passo a passo de como abrir uma empresa hoje no Brasil.

Encontre um contador

Um dos passos mais importantes na hora de começar a planejar a abertura de sua empresa é encontrar um aliado nessa jornada, um parceiro estratégico que além de te ajudar na abertura da sua empresa, fornecerá informações valiosas para a estratégia do seu negócio.

Então, se sua dúvida é sobre como abrir uma empresa, saiba que uma das soluções é contar com alguém que conhece os principais índices do seu negócio. Quando iniciamos um negócio, onde o futuro é incerto e as dúvidas são diárias, a melhor solução é ter um contador ao seu lado.

Escolha muito bem o profissional que vai te acompanhar nesta jornada, tenha o apoio de um profissional que te ajude não somente com as demandas exigidas pelo governo, mas alguém que te ajude na estratégia de crescimento do seu negócio.

Afinal de contas, queremos que o nosso negócio cresça e de preferência exponencialmente.

Quer saber de vez quais os caminhos para abrir sua empresa sem dores de cabeça e de forma correta? Atente-se aos passos que vamos apresentar agora:

Estude o local

Analisar o local onde se pretende abrir a empresa deve ser feito com máximo cuidado. Estudo do local de acordo com a atividade pretendida, uma vez que a cidade é dividida por área residencial, industrial e mista.

Verifique as legalidades

É também de extrema importância que você avalie se o prédio onde pretende montar seu negócio possui o Habite-se, o IPTU e o Laudo do Corpo de Bombeiros.

O Habite-se é também chamado de Auto de Conclusão de Obra, ou seja, nada mais é do que uma certidão expedida pela Prefeitura atestando que o imóvel está pronto para ser habitado e que tudo está seguindo as exigências legais estabelecidas pelo município, principalmente o Código de Obras.

O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano e é cobrado de quem tem um imóvel urbano. O IPTU é cobrado independente se o imóvel é casa, apartamento ou sala comercial, por isso é necessário certificar-se de que tudo está certo com o local onde você pretende abrir seu negócio.

Já o Laudo do Corpo de Bombeiros é conhecido como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

Outros passos importantes

É importante também que você faça o estudo do nome da sua empresa seguindo todos os objetivos do que você está disposto a realizar no seu negócio, tudo de acordo com a atividade a ser desempenhada. É importante ainda elaborar o contrato pelo escritório contábil e o registro na Junta Comercial, Receita Federal, Estado, Prefeitura e outros órgãos de classe dependendo de cada atividade. Por último, mas não menos importantes, é preciso fazer a opção da Tributação podendo ser Simples Nacional, Presumido e Lucro Real.

 Documentos Necessários

03 fotocópias autenticadas do CPF e RG (não pode ser CNH) dos sócios - legível;
01 fotocópia simples certidão de casamento dos sócios;
01 fotocópia simples do comprovante de endereço residencial dos sócios; (conta de luz, com data atual);
01 fotocópia simples do IPTU 2018 (folha cadastro imóvel), do endereço comercial;
01 fotocópia autenticada do comprovante do endereço comercial (contrato de locação com firma reconhecida e autenticado);
01 cópia do título de eleitor dos sócios; 01 bombeiro comercial;
Habite-se do imóvel comercial.

Informações

  • Denominação social;
  • Atividade comercial;
  • Capital e porcentagem;
  • Administração da empresa;
  • Retirada pró-labore.

Bom, agora que você já sabe os passos que deve tomar e como abrir uma empresa, se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender e auxiliar no início dos seus sonhos.

Stephanie Gonçalves

Escrito por:

Stephanie Gonçalves

Gerente de Inovação
/stephanie-goncalves

Gostou desde conteúdo?

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de todas as nossas postagens!