As consequências da falta de capital de giro

Compartilhe

Hoje, nós da ASTEC Contabilidade, viemos aqui falar com você empresário sobre a importância do capital de giro e da saúde financeira da sua empresa.

Boa parte das empresas fecham até quatro anos após sua fundação, diz pesquisa da Sebrae/SP, mas a grande pergunta é: o que você pode fazer para evitar esse fim, leia até o fim para entender melhor com sete dicas exclusivas e uma dica extra!

O que é fluxo de caixa?

Para entender o capital de giro é importante entender o que é o fluxo de caixa primeiro. O fluxo de caixa é um demonstrativo contábil que leva em consideração todas as movimentações financeiras da empresa, todas as entradas e saídas de dinheiro.

O que é capital de giro?

O Capital de giro é um dos ativos da empresa, ele serve para arcar com os custos e despesas fixas e variáveis da empresa. São os recursos financeiros que se encontram em estoque, investimentos líquidos, valores em contas bancárias e pagamentos a receber.

Tudo aquilo que pode ser facilmente convertido para o cumprimento das obrigações negociais e para a manutenção do bom funcionamento da empresa.

Como evitar a falência devido à falta de capital de giro e Fluxo de capital?

Aqui estão sete dicas exclusivas para que você possa de forma prática preservar a saúde do financeiro de sua empresa.

  1. É um demonstrativo que deve ser iniciado desde o começo das atividades da empresa e deve ser acompanhado do plano de negócios - não há planejamento sem fluxo de caixa.
  2. O Fluxo de caixa é de suma importância principalmente para o comércio, para definir prazos de pagamento de fornecedores e prazos concedidos aos clientes.
  3. Com o fluxo de caixa organizado, definiremos a real necessidade presente e futura de capital de giro.
  4. Capital de giro nada mais é do que a necessidade financeira para a empresa pagar suas contas.
  5. Cuidado com o “desencaixe financeiro” - prazo de recebimento maior do que de pagamento.
  6. Falhas cometidas: novos empresários desprezam em seus planos de negócio um capital de giro mínimo para aguardar que a própria atividade da empresa seja sustentável.
  7. Toda empresa tem um prazo de maturação, variando de acordo com a atividade.

BPO!

A Terceirização de processos de negócios, também chamada de BPO (Business Process Outsourcing), trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa. Ou seja, que não fazem parte da função/atividade desenvolvida na empresa. Contrate especialistas da área!

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes sobre “Falta de capital de giro pode levar empresa à falência”, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com a gente!