5 maneiras pelas quais o contador pode ajudar o seu negócio

Compartilhe
5 maneiras pelas quais o contador pode ajudar o seu negócio

Pensar no contador como alguém que só entrega obrigações para o governo é limitante para o crescimento de sua empresa. No momento em que estamos, com uma dinâmica nunca vista antes, é necessário utilizar das estratégias de seu contador a fim de crescer o seu negócio. Neste texto, nós, da Astec Contabilidade, te convidamos a conhecer 5 maneiras pelas quais o contador pode ajudar no crescimento de seu negócio.

Consultor fiscal e tributário

O seu contador pode e deve aconselhá-lo para as melhores opções. Cabe também ao contador se posicionar diante do regime tributário no qual sua empresa se encaixa.

Um erro durante essa tarefa pode aumentar desnecessariamente a taxação de impostos da sua empresa ou perder lugar no mercado por precificar de forma errada o seu produto ou serviço.
Fizemos um texto para falar sobre como precificar o seu produto, aqui.

Auxiliar na tomada de decisões

É interessante que o seu contador esteja atualizado sobre a situação real da empresa toda para melhorar sua análise das informações como um todo. Com isso ele ajudará você, empresário, a entender a situação real do seu patrimônio empresarial. É importante notar que, apesar de não ser via de regra, alguns contadores também fazem cálculos do valor da empresa.
O contador deve lhe explicar assuntos como Lucratividade, valor do imobilizado depreciado, caixa, bancos, etc.

Redução legal de impostos

Um bom contador, com conhecimento legislativo e administrativo profundos, pode te ajudar, dentro da lei, a reduzir impostos a serem pagos.

Ele pode ajudar a escolher o melhor regime tributário e utilizar créditos para conseguir abater impostos a serem pagos, o que consequentemente resultará em melhores resultados financeiros para a sua empresa.

Minimizar ações trabalhistas

É fundamental, nesse caso, não confundir a importância e função de um bom advogado trabalhista com a do contador. O contador tem a função similar e importante ao prever e prevenir ao máximo possíveis riscos. Como dito anteriormente, ele pode te auxiliar a entender o que exatamente a legislação trabalhista pede que você, empregador, garanta para seus funcionários, pois ele tem uma visão mais prática e simples ao saber da legislação e da situação da empresa.

Conselheiro empresarial

O contador também pode te ajudar a olhar para o seu negócio e montar uma estratégia de crescimento. O seu contador é o seu aliado dentro da empresa, seu conhecimento multidisciplinar é valioso e pode ser usado para extrair os melhores resultados para o futuro de seu negócio.

Dúvida sobre este assunto? Fale com quem entende!

Se você leu este conteúdo e ainda assim precisa esclarecer mais alguns detalhes sobre “5 maneiras pelas quais o contador pode ajudar o seu negócio”, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo ou contatando-nos pelo WhatsApp. Você também pode conferir o vídeo que preparamos sobre o tema em nosso canal no Youtube.

Fale com quem entende!